INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí
Secretaria do Meio Ambiente, Sádia Castro, realiza live de apresentação do ICMS ecológico 2021
12/04/2021 - 16:07

Sádia Castro, Secretária do Meio Ambiente

A live de apresentação do ICMS Ecológico 2021 aconteceu hoje com a participação da secretária do meio ambiente, Sádia Castro. O evento contou também a presença do Conselheiro substituto do TCE, Delano Câmara, da Coordenadora da Comissão de Avaliação e Desempenho Ambiental (Cadam), Adriana Sá; do Presidente da Associação Piauiense dos Prefeitos (APPM), Paulo César Moraes e do Procurador da PGE, Lívio Bonfim.

“O ICMS ecológico é um artifício para premiar os municípios que realizam boas ações de gestão ambiental. É importante dizer que os critérios estabelecidos seguem o plano nacional de meio ambiente, na política nacional de meio ambiente e o no que reza a Constituição Federal sobre a responsabilidade dos órgãos federativos com relação à proteção ambiental”, disse  Sádia Castro.

Nove critérios são estabelecidos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos -Semar, através do ICMS Ecológico, que classifica o município com o selo A, B ou C. “O município que conseguir cumprir 6 critérios estabelecidos, é contemplado com o selo A. Se quatro critérios forem cumpridos, a cidade será contemplada com o selo B, mas se o município conseguiu atingir  apenas três critérios, ele receberá o selo C”, explica Sádia.

De modo geral, os critérios estão relacionados à redução de queimadas e desmatamento, vem como gestão de resíduos sólidos, proteção dos mananciais e a criação da legislação ambiental.

A live foi vista por  186 pessoas, que estão entre prefeitos e secretários municipais do meio ambiente. Para quem não assistiu, a live continua disponível no canal do You tube da Semar, e o e-mail: seloambiental2020@semar.pi.gov, estar disponível para tirar dúvidas sobre o Edital, com os auditores fiscal ambiental.

Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí
Avenida Odilon Araújo, 1035, Piçarra, CEP: 64017-280 Teresina-PI
Telefones: RECEPÇÃO - 3221—4499 e 3221-4806 RAMAL 100 e 112 | GABINETE - 3221-4864 RAMAL 405 E 406 | SAC - RAMAL 101
PROTOCOLO GERAL - RAMAL 102 | PROTOCOLO RECURSOS HÍDRICOS - RAMAL 105 | FISCALIZAÇÃO - RAMAL 203