2ª Reunião do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza é realizado pela Semarh nesta quinta-feira (23)

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou 2ª Reunião do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza (FEMCP) nesta quinta-feira (23), no auditório da Escola Superior de Advocacia (ESA), das 9h às 11h30. A atividade é parte das ações de enfrentamento às mudanças climáticas e eventos extremos, previstas no eixo Piauí no Clima, do programa ECO Piauí. Participaram do evento o diretor de Mudanças Climáticas da Semarh, Daniel Marçal, representando o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Daniel Oliveira; Celso Barros, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí; e Regina Sousa, secretária de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos.

Fórum

“A pauta discutida neste Fórum é uma pauta importante e urgente. O nosso objetivo é avançar e propor ações concretas de enfrentamento . Os governos têm seus compromissos, responsabilidades e metas, mas a população também tem sua responsabilidade”, frisou o diretor Daniel Marçal. “Buscamos mitigar as emissões de gases do efeito estufa, lidar com os efeitos das mudanças climáticas e, principalmente, priorizar os mais afetados pelos efeitos das mudanças climáticas e pela pobreza”.

Fórum

O Fórum foi instituído pelo Decreto Estadual nº 22.126, de 5 de junho de 2023, com a finalidade de promover a discussão no âmbito do Estado do Piauí dos fenômenos globais decorrentes da mudança do clima. A iniciativa possibilita a formulação e implementação de políticas públicas para a mitigação dos gases do efeito estufa e adaptação aos impactos climáticos, com inclusão social e enfrentamento à pobreza.

A secretária Regina Sousa destacou a relevância do Fórum para a implementação de medidas concretas que atendam às necessidades causadas pelas mudanças do clima. “Estamos aqui em nome dos que mais sofrem com as mudanças climáticas e com a pobreza. Quem sofre com o desmatamento no norte, por exemplo, são os indígenas, e no Nordeste, o povo do semiárido. Estamos aqui buscando saídas para esses impactos, pois Fóruns como este trazem estratégias concretas. E medidas devem ser tomadas para mudar a vida da população.

Fórum

Durante o evento, o diretor Daniel Marçal realizou a apresentação das ações estratégicas da Semarh voltadas para o controle das mudanças do clima. Em seguida, o professor Werton Costa ministrou a palestra "Mudanças climáticas e combate à pobreza: da visão técnica ao olhar técnico". Por fim, foi realizada a composição da plenárias do Fórum das câmaras técnicas, sob condução do diretor Daniel Marçal, e com participação da auditora fiscal da Semarh, Catharina Cortes, para a apresentação e aprovação da minuta do regimento interno, e da também auditora fiscal Denise Araújo, para a apresentação e aprovação da portaria de instituição de câmaras técnicas.

Por meio do Fórum, a Semarh busca garantir o engajamento de atores estratégicos, além de obter diagnósticos das vulnerabilidades e suscetibilidades aos impactos climáticos e aprimorar suas estratégias. A pasta tem ainda o objetivo de realizar um planejamento consistente e de longo prazo, com eficácia para combater os efeitos das mudanças climáticas, na construção do desenvolvimento sustentável e no enfrentamento das desigualdades sociais. Para isso, serão definidas medidas de adaptação e mitigação necessárias e adequadas à realidade do Estado.

Semarh realiza reuniões em oito Unidades de Conservação do Piauí para formação de Conselho Gestor e elaboração de planos de manejo

Semarh realiza Treinamento de brigadas municipais de incêndio na região do vale do Sambito