Acordo vai beneficiar colhedores de folha de Jaborandi

Projeto Jaborandi vai promover o reflorestamento e combater a desigualdade no campo

O governo do estado através da Secretaria estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), firmou acordo de cooperação técnica com o Instituto Floravida, do grupo Centroflora, para a execução do projeto Jaborandi, que visa proporcionar o reflorestamento das áreas desmatadas e combater as desigualdades no campo.

O projeto vai ser desenvolvido na região dos Cocais e Entre Rios e tem por objetivo fortalecer e regularizar a cadeia de valor de coleta de folhas do jaborandi no Piauí. 

“É uma experiência piloto, que vai contribuir para um Piauí mais forte e mais desenvolvido, reduzindo a desigualdade social”, ressalta Wellington Dias, governador do Piauí.

De acordo com Daniel Marçal, secretário da Semar, as comunidades envolvidas serão beneficiadas.  

"O projeto irá promover ações de preservação e educação ambiental, uma vez que prevê elaboração de diagnóstico, execução de planos de manejo e capacitações para práticas sustentáveis de coleta das folhas, visando reduzir o impacto ambiental da atividade", disse.

A Semar vai desenvolver o projeto com a parceria das secretarias de Planejamento, da Agricultura Familiar, de Assistência Social e Instituto Emater.

O Jaborandi tem propriedade medicinal e a coleta da folha se tornou importante, porque uma substância chamada pilorcarpina é utilizada na produção de colírio para combater o glaucoma.

A extração da substância encontrada no Jaborandi vai ser feita pela empresa Centroflora, que vai comprar as folhas colhidas. “Extraímos a pilocarpina dessa planta, por isso compramos as folhas de colhedores” destaca o representante do grupo Centroflora, Adilson Ribeiro.

 
Semar debate licenciamento ambiental de ponte que dá acesso à Pedra do Sal

Semar e Governo do Estado inauguram Balneário em Nazaré do Piauí