Auditores da SEMARH participam de intercâmbio técnico com Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais

Encontro aconteceu em Mariana e Brumadinho (MG) e permitiu a capacitação dos profissionais no trabalho quanto a desastres ambientais e recuperação ambiental

De 12 a 17 de março uma equipe de quatro auditores fiscais ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí esteve reunida com técnicos vinculados à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD-MG). O encontro e trabalho conjunto aconteceram em dois municípios mineiros, Mariana e Brumadinho, e teve como objetivo a troca de experiências relativas às respostas a acidentes ambientais e monitoramento de ações de recuperação ambiental.

O intercâmbio aconteceu entre os auditores da SEMARH-PI e os técnicos da Gerência de Recuperação Ambiental Integrada da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM), a qual é vinculada à SEMAD-MG. A ação é resultado dos esforços da gestão para capacitação de seus técnicos para lidar com diversas questões ambientais relevantes. A realização dos trabalhos contou com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Durante as atividades, os auditores visitaram os locais onde ocorreram os desastres ambientais na bacia do Rio Doce, em Mariana, e na bacia do córrego Ferro-carvão, em Brumadinho, ambos decorrentes do rompimento de barragens de rejeitos da empresa Vale, em 2015 e 2019, respectivamente. Além disso, foram visitadas áreas-alvo de projetos de recuperação ambiental e reflorestamento, estruturas para contenção de rejeitos e sistemas especiais para tratamentos das águas dos rios impactados pelos desastres.

Os profissionais que participaram do intercâmbio avaliam a atividade como extremamente positiva, pois possibilitou conhecer in loco experiências de sucesso em atividades voltadas à recuperação ambiental. Destaca-se ainda a relevância da oportunidade para aprendizagem sobre a governança de ações ligadas a acidentes ambientais, e às consequentes medidas reparatórias e compensatórias, uma vez que a SEMAD-MG se tornou referência nesse tipo de trabalho após as tragédias ocorridos no Estado.

Cava da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG)
Área-alvo de recuperação ambiental no riacho Gualaxo do Norte, em Mariana (MG)

Projeto de Desenvolvimento Sustentável de Áreas de Desertificação no Sul do Piauí lança edital para contratação de consultor

SEMARH abre Semana da Água nesta quarta (22) com participação de alunos da rede pública e privada de Teresina