Aventureiros por um dia: Semar aproxima crianças e meio ambiente durante passeio de barco

A iniciativa ocorre dentro da Semana do Meio Ambiente

Um pequeno, mas aguerrido grupo de jovens expedicionários, com idade entre nove e 14 anos, partiu da capital piauiense para uma aventura em direção aos sertões de dentro. O passeio, ou melhor, a expedição teve como objetivo fazer o reconhecimento da foz do Rio Gameleira, local onde a água do rio Gameleira deságua no rio Poty. A iniciativa proporcionou aos estudantes da Unidade Escolar Santo Elias muito conhecimento e um belo passeio pelas águas do rio.

A expedição coordenadas por Rubens Luna, gerente do Centro de Educação Ambiental (CEA) buscou aproximar crianças e adolescentes do meio ambiente e dos rios que banham o nosso estado.  Por meio das atividades desenvolvidas durante o passeio, como ensinamentos sobre a história dos rios Poty e Gameira, entoação de canções ambientais, e uma serie de outras ações lúdicas, as crianças aprendessem sobre os rios e o meio ambiente. 

Para Rubens, esse tipo de ação é gratificante. “Poder compartilhar conhecimento sobre práticas em prol do meio ambiente, principalmente para jovens estudantes é fundamental apara a formação de adultos mais éticos e alinhados com a preservação ambiental, diz.

A Expedição à Foz do Rio Gameleira é uma ação promovida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), dentro da programação da Semana do Meio Ambiente. Com atividades inteiramente gratuitas, o evento se estende até o dia 16 de junho e conta com trilhas, passeios ecológicos, oficinas e expedições a serem realizadas no Centro de Educação Ambiental (CEA) em Teresina e em algumas cidades no interior do estado.

 
Mesa redonda marca sétimo dia de programação da Semana do Meio Ambiente

Oficina de compostagem marca o terceiro dia da Semana do Meio Ambiente