Eco EducAÇÃO: Parceria inovadora entre Semarh e Seduc marcam o trabalho em prol da educação ambiental em 2023

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh/PI), em colaboração histórica com a Secretaria de Educação (Seduc), promoveu ações pioneiras no Estado em prol da educação ambiental para crianças e adolescentes da rede pública estadual de ensino. No dia 14 de novembro aconteceu o lançamento do programa ECO EducAção, com o objetivo de integrar a educação ambiental nas escolas públicas do Piauí, abrangendo as Gerências Regionais de Educação (GREs) e toda a comunidade escolar, incluindo pais de alunos. Esse trabalho atende diretamente o compromisso de gestão nº 5 do Governo do Estado, sob coordenação da Semarh, sendo parte do eixo Sustenta Piauí, do programa de compromisso denominado ECO Piauí.

O Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, destaca que o próximo passo do programa vai tratar das políticas públicas com uma visão mais ampla de educação ambiental nas redes de ensino. "Os professores serão capacitados para garantir o máximo de resultados possíveis para as escolas e as regionais de educação", disse. "O público será conscientizado de forma contínua e completa, para o fortalecimento dessa política pública tão essencial, para esta e as futuras gerações", explica.

O ECO EducAção planeja a qualificação contínua de professores e demais membros da comunidade escolar, implementando a educação ambiental de maneira integrada e permanente no sistema de ensino público estadual do Piauí. O programa se baseia em quatro eixos: capacitação de recursos humanos, desenvolvimento de estudos e pesquisas, produção e divulgação de material educativo, além de acompanhamento e avaliação.

O Gerente de Educação Ambiental da Semarh, Marcelo Amorim, explica que a primeira etapa de capacitação do trio gestor de Gerências Regionais de Educação (GREs) já foi concluída, e a próxima etapa está prevista para março de 2024. “A segunda etapa do programa será a capacitação das comunidades escolares, ou seja: a direção, coordenação, setor administrativo, professores, alunos e pais”. Marcelo Amorim, frisa ainda que o trabalho de capacitação será realizado com 30 multiplicadores, em cada um das 21 gerências regionais de ensino da Seduc.

Em 2023, Semarh fortalece combate a incêndios no Piauí com criação de 18 brigadas de incêndios e realização de treinamentos

Semarh avança na atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos