Em 2023, Semarh fortalece combate a incêndios no Piauí com criação de 18 brigadas de incêndios e realização de treinamentos

Em um esforço contínuo para fortalecer as operações de combate aos incêndios florestais no estado do Piauí, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em consonância com o Plano de Ações da pasta para a Prevenção e Controle de Queimadas no estado, tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento das brigadas municipais de incêndios e na organização de mecanismos eficientes de resposta a emergências ambientais. Nesse sentido, em 2023, foram criadas 18 brigadas municipais, elevando o total para 40. Essa e outras iniciativas contemplam o eixo Piauí no Clima, do programa ECO Piauí, atendendo ao compromisso nº 12.

Em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Semarh promoveu cinco cursos de treinamento de brigadas florestais municipais, fortalecendo o trabalho. O Tenente Felipe Lima, especialista florestal, ministrou os cursos, que alcançaram um total de 266 brigadistas. Os treinamentos focalizaram principalmente as regiões do Cerrado e Caatinga, abrangendo as regiões sul e centro-sul do Piauí. Essas brigadas ainda foram reforçadas com a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Os treinamentos foram estrategicamente distribuídos em cinco etapas, com municípios específicos, previstos no Plano de Ações. Na primeira etapa, o treinamento aconteceu em Gilbués, com participação de brigadistas de Santa Filomena e Barreiras do Piauí. A segunda etapa foi realizada em Cristino Castro, com participação de Avelino Lopes, Baixa Grande do Ribeiro e Palmeira do Piauí. Em sua terceira etapa, o treinamento aconteceu em Canto do Buriti, no Assentamento Santa Clara, com participação do município de Landri Sale, Brejo do Piauí e Pavussu. A quarta foi promovida em Coronel José Dias, com representação de Bonfim do Piauí, João Costa e Jurema do Piauí. A quinta e última etapa contou com capacitação em Valença do Piauí, e os municípios de Inhuma, Ipiranga do Piauí, Novo Oriente e Santa Cruz dos Milagres participaram.

Além dos municípios previstos no Plano, também foram contemplados com os treinamentos os municípios de Assunção do Piauí, União e São Miguel do Tapuio.

“A Semarh por meio da Diretoria de Fiscalização esteve empenhada em fortalecer o trabalho dos brigadistas no combate ao incêndio. Estamos comprometidos em prosseguir nesse caminho de excelência na preservação ambiental”, pontuou o secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira.

O diretor de Fiscalização da Semarh, Major Dênio Marinho, destacou os avanços significativos alcançados pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos ao longo do ano de 2023.

“Este ano a Semarh se destacou pela eficácia e proatividade em seu trabalho, em comparação a 2022, devido à sólida estruturação realizada nas diretorias, com ênfase na Diretoria de Fiscalização e na Coordenação de Prevenção e Combate ao Incêndio”, frisou. “Um dos pilares desse êxito foi a efetiva aquisição de viaturas e equipamentos para as brigadas, conforme o cronograma autorizado pelo secretário. Todos os resultados refletem o êxito das estratégias previamente programadas para a prevenção e o combate a incêndios”, disse o diretor, destacando que especial atenção foi dada às regiões do cerrado e a caatinga, no sul do estado, onde essas iniciativas se mostraram eficazes.

Essas ações, que integram o planejamento estratégico da Semarh, demonstram o compromisso contínuo do estado do Piauí em aprimorar suas operações de combate a incêndios, fortalecendo parcerias interinstitucionais e capacitando seus profissionais para preservar o patrimônio ambiental da região.

 
Campanha Carnaval Limpo integra diversão e conscientização ambiental em 2023

Eco EducAÇÃO: Parceria inovadora entre Semarh e Seduc marcam o trabalho em prol da educação ambiental em 2023