Em 2023, Semarh promoveu preservação da Caatinga no Piauí com ações de combate a incêndios e conscientização da população

O Estado do Piauí conta com um bioma exclusivamente brasileiro rico em vegetação e variedade em espécies de animais: a caatinga. O Governo do Piauí, por meio das diretorias de Licenciamento Ambiental, Controle Florestal e Fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realiza constante monitoramento das áreas que correspondem ao bioma caatinga, resultando em frentes de fiscalização que atuam no combate à caça e ao desmatamento ilegal. As várias ações promovidas ao longo de 2023 contemplam o eixo Bio Piauí, do programa de compromissos da Semarh, o ECO Piauí, atendendo à proteção da biodiversidade.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, ressalta a importância da preservação deste bioma no Estado. “A Caatinga é um bioma exclusivo do Brasil, do Nordeste, é um patrimônio muito valioso para o Estado. Por isso, as ações da Semarh sempre visam tanto a conscientização ambiental e discussão de propostas de ações concretas, quanto a execução de ações de preservação do bioma e combate direto ao seu desmatamento”, frisa.

Dentre as ações que envolvem a sociedade, com promoção da conscientização ambiental e discussão de propostas de ações concretas também são realizadas pela pasta, foi realizado, em fevereiro, o I Seminário Caatinga Viva, com o tema “Preservação do meio ambiente e geração de emprego e renda no século XXI”. O evento aconteceu no município de Canto do Buriti e reuniu cerca de 200 pessoas da cidade e região, em parceria com o Instituto Anjos do Sertão, Sebrae Piauí e Sesc/Senai Piauí para a realização de debates entre pesquisadores e a população acerca do bioma e como preservá-lo.

As ações de combate a incêndios florestais, intensificadas pela Semarh no segundo semestre de 2023, também colaboraram com a preservação da caatinga: cerca de 34% das capacitações ministradas este ano foram destinadas aos municípios que possuem o bioma. Ao todo, 13 novas brigadas municipais de combate a incêndios receberam treinamento e fornecimento de equipamentos.

A secretaria também desenvolveu projetos como implementação da Política Estadual de Combate ao Desmatamento, com vistorias remotas e intensificação das ações de fiscalização.

Semarh fortalece ações de Educação Ambiental em todo o Piauí ao longo de 2023

Semarh fortalece ações de preservação do Cerrado no Piauí em 2023 e desmatamento do bioma reduz 59% segundo último levantamento