Em Bom Jesus, Semarh realiza I Seminário de Sustentabilidade e Potencialidades dos Cerrados do Piauí

Aconteceu nessa quinta-feira (20) o I Seminário de Sustentabilidade e Potencialidades dos Cerrados do Piauí, no município de Bom Jesus. A iniciativa foi promovida pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), das 9h às 12 e das 16h às 19h, no Gurguéia Palace Hotel.

"Esse foi um momento muito rico em troca de conhecimentos, principalmente por meio das falas do produtores de grãos da região de Bom Jesus, debatendo o aperfeiçoamento de políticas públicas para o meio ambiente e geração de emprego e renda na região", destacou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira. O gestor conclui afirmando estar "muito satisfeito com esse momento, no qual o Governo reforça os laços com a sociedade civil organizada para melhor desenvolver o nosso estado".

O objetivo da ação da Semarh é chamar atenção para o aproveitamento sustentável do Cerrado - o segundo maior bioma do país, representando cerca de 25% do território nacional - e contribuir com o controle do seu desmatamento. Esse trabalho é uma das prioridades da Semarh na atual gestão.

Apoiaram o projeto a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag), a Prefeitura de Bom Jesus, o Sebrae Piauí, Aprosoja, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jesus, Sindicato Rural de Bom Jesus do Gurguéia, Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI).

O prefeito de Bom Jesus, Nestor Elvas, destacou o avanço que o Seminário proporciona ao município, para os produtores e para a população como um todo. "É um prazer participar e cooperar com esse evento da Semarh, pela primeira vez em Bom Jesus, pois gera boas expectativas nesse novo Governo, especialmente para os produtores locais, pequenos e médios", disse. "Esta é uma cidade muito produtora e promissora, com potencial para crescer muito mais, e a Secretaria é um braço forte que tem trabalhado junto a nós", completou o prefeito.

Ronald Tenório, secretário do Meio Ambiente de Bom Jesus, destaca a importância do Seminário para a cidade e região, onde o acesso às ações da Semarh são mais limitados, porém, essa é uma realidade que já tem mudado em 2023. "O sul do Piauí era esquecido e agora, na gestão de Rafael Fonteles, junto ao secretário Daniel Oliveira, observamos uma atenção especial para nossa região, rica em produtores e recursos naturais".

Por meio do fortalecimento da preservação do Cerrado, promovida durante o Seminário, a Semarh busca também garantir a preservação dos recursos hídricos do Piauí, uma vez que os territórios ocupados pelo bioma contribuem com o processo de distribuição dos recursos hídricos, pelo país e pelo Piauí.

Novo Decreto Estadual aperfeiçoa a política do ICMS Ecológico no Piauí

Secretário da Semarh visita comunidade indígena Akroá Gamella de Currais (PI) para fortalecer projeto socioambiental