Equipe da Semarh se reúne com pesquisadores para fortalecer combate à desertificação e recuperação de áreas degradadas no Piauí

De 25 a 27 de abril, o grupo de trabalho de Atualização do Plano de Combate a Desertificação no Estado do Piauí, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), esteve reunido para elaborar o Plano de Trabalho e a revitalização do Núcleo de Pesquisa de Recuperação de Áreas Degradadas e Combate à Desertificação (Nuperade). As ações fazem parte da meta 15 do Governo do Estado do Piauí. Da reunião, participaram dois professores e pesquisadores, fortalecendo a parceria entre a pasta e a comunidade acadêmica para o avanço dos trabalhos: Prof. Adeodato Salviano, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), representante da Fundação Agente e pioneiro nas pesquisas de conservação de solo na região; e o pesquisador Emanuel Araújo, pós-doutor na área de Restauração Ecológica, que participou remotamente.

"As reuniões técnicas com esses profissionais são importantes para a troca de experiências e informações necessárias para a elaboração do Plano de forma mais eficaz”, afirmou Catharina Teixeira, auditora fiscal ambiental da Semarh. “Entendemos que a aproximação da sociedade acadêmica é importante nesse momento de planejamento, e na fase de execução juntos com outros órgãos e entidades"

niuperade
Grupo de Auditores da Semarh responsável pela revitalização do Nuperade

O grupo de trabalho da Semarh é formado por auditores fiscais ambientais, com apoio do Técnico de Geoprocessamento do Centro de Geotecnologias (CGeo/Semarh), Marco Aurélio Lira, da Solange Marita, [CARGO]. e da diretora de Conservação e Biodiversidade, Jurema Chaves. Os auditores integrantes do grupo são: Catharina Teixeira, Joana Abreu, Célia Santos, Aline Lima e Felipe Gomes, também diretor do CGeo. O superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Semarh, João Victor Oliveira, também participou da reunião.

Semarh publica novo Edital que dispõe sobre a Certificação do Selo Ambiental dos municípios piauiense em 2023

Semarh promove reunião do Conselho de Recursos Hídricos para discutir e fortalecer o cumprimento dos compromissos da pasta