Equipes da Semar realizam cadastramento de usuários de águas subterrâneas no litoral do Estado

A ação, que segue até o dia 13 de julho, acontece simultaneamente nos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) iniciou, no início de julho, uma campanha de cadastramento de usuários de águas subterrâneas no litoral piauiense. A ação, que segue até o dia 13 de julho, acontece simultaneamente nos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia, e atende a preocupação de garantir o abastecimento de água potável no Litoral do Estado.

Depois do período de vistorias em campo, a campanha que faz parte do Projeto “IPF Piauí: Pilares do Crescimento e Inclusão Social” se estende até o final do mês de agosto. A ação busca elevar o número de poços identificados pelo Estado através do Sistema Estadual de Recursos Hídricos-SERH.

“Estamos realizando vistorias em diversos tipos de empreendimentos que contenham fontes de água subterrânea como os poços tubulares. A partir disso será feito um levantamento desses poços, verificando vários pontos como a situação atual de operação, a finalidade do uso da água, entre outras informações. Todos os dados coletados serão repassados ao sistema no qual é feito o cadastramento nacional de usuários de recursos hídricos quanto ao estadual. Nessa ação também estamos utilizando drones para a identificação desses poços”, explica o auditor fiscal ambiental, Daniel Marçal.

“Através do cadastramento é feita a regularização dos poços, o que é de suma importância, tendo em vista que o órgão gestor dos recursos hídricos passa a entender a necessidade dessas regiões no que diz respeito ao abastecimento, tanto da população quanto de empreendimentos. Além de avaliarmos a qualidade da água”, destaca a diretora de Recursos Hídricos da Semar, Layssa Maia.

 
SIGA GANHA 13 NOVOS PROCEDIMENTOS

Semar oferece treinamento do SIGA a servidores do da Secretaria de Meio Ambiente de Parnaíba