Fiscalização de veículos na faixa de areia do litoral é intensificada durante o carnaval

Durante o feriado, operação conjunta de fiscalização atuou objetivando coibir o trânsito de veículos na praia.

Durante todo o período do carnaval ocorreu operação conjunta de fiscalização visando coibir o trânsito de veículos, principalmente, nas praias de desova de tartaruga marinha. A equipe de fiscalização foi formada por técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Piauí – Semar, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, da Companhia Independente de Policiamento Turístico - Ciptur e do Batalhão da Polícia Ambiental – BPA.

O litoral do Piauí está inserido em uma das mais belas e importantes unidades de conservação federais brasileiras, a Área de Proteção Ambiental- APA - Delta do Parnaíba, e apresenta características ambientais favoráveis às desovas de tartarugas marinhas de espécies ameaçadas de extinção.

“Geralmente na temporada de carnaval aumenta o número de visitantes e turistas no litoral piauiense e, consequentemente, aumenta nossa preocupação com a circulação de veículos nas áreas de desova. O Instituto Tartarugas do Delta desenvolve importante trabalho que auxilia na conservação das espécies realizando o monitoramento das áreas de nidificação. Nesta temporada já foram identificados 95 ninhos”, destaca a Auditora Fiscal Ambiental, Larissa Carvalho.

Considerando a importância da biodiversidade nesta área, e da livre circulação de pessoas, o Plano de Manejo da APA Delta do Parnaíba determinou, em seu artigo 12, a proibição da entrada, da permanência e da circulação de veículos automotores nas praias litorâneas. A desobediência deste dispositivo poderá implicar na aplicação do art. 90 do Decreto Federal 6514/2008, sujeitando o infrator à multa e apreensão do veículo.

 
EIA/RIMA Parque Solar Nova Olinda

Gerência de Hidrometeorologia da Semar divulga previsão do tempo para este final de semana