Governo do Piauí anuncia que assume a responsabilidade da revitalização do Nuperade

Medida a ser adotada, ainda esse ano, utilizará recursos próprios e recursos de empreendedores.

O Governo do Estado do Piauí, decidiu, nesta quinta-feira (02) que assume a responsabilidade de retomar as atividades e revitalizar o Núcleo de Pesquisa de Recuperação de Áreas Degradadas e Combate à Desertificação – Nuperade, localizado no município de Gilbués.

Com a medida, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semar dará continuidade a manutenção da área. Serão utilizados recursos próprios do governo estadual somados a fundos provenientes de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado em decorrência de uma multa ambiental aplicada no município de São Gonçalo do Gurguéia.

O Nuperade foi criado com o objetivo de combater a desertificação e apoiar estudos sobre este fenômeno, além de testar tecnologias para o controle do processo de degradação de terras e de recuperação de áreas degradadas.

Inicialmente, as primeiras rações no Nuperade foram implementadas através de convénio com o Ministério do Meio Ambiente. Depois, a CODEVASF deu sequência as pesquisas. Contudo, desde 2015, mesmo com todo esforço por parte do governo, o convênio não foi renovado o estado ficou sem recursos para dar continuidade a manutenção do núcleo.

Para este ano, a Semar pretende, com recursos próprios e com recurso de termo de ajustamento de conduta da ENEL, assumir toda revitalização do Nuperade. O objetivo é fomentar novamente a pesquisa, favorecendo o entendimento, principalmente dos pequenos agricultores para que eles se conscientizem sobre todo esse processo, mas, sobretudo, que consigam se apropriar de técnicas para que possam conviver com este fenômeno de forma menos problemática.

“Posteriormente, a ideia é que o Nuperade seja passado para a gestão de alguma instituição de pesquisa e extensão, como o IFPI, a UFPI ou a UESPI”, finaliza o Superintendente de Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé.

Semar realiza visita técnica para verificação do ponto de sobreposição da água do rio Portinho

Solenidade marca as comemorações do Dia do Meio Ambiente