Governo do Piauí encerra primeiro lixão no Estado e inaugura Central Ecológica de Tratamento de Resíduos Sólidos em Água Branca

Iniciativa foi promovida por meio da Semarh, como parte do Programa Zero Lixões do Governo Federal, e garantirá mais emprego no município

Na manhã desta sexta-feira (7) o Governo do Piauí oficializou o primeiro encerramento de lixão do Estado, em Água Branca, a 100 km da capital. A iniciativa foi promovida por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e é parte do programa Zero Lixões do Governo Federal. Para a ação pioneira, a pasta contará com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Água Branca e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

Água Branca

"Esse é mais um importante passo que o nosso Estado dá para a garantia de mais sustentabilidade e dignidade para o povo do Piauí. O fechamento desse lixão, além de beneficiar considerável o meio ambiente, garante mais qualidade de vida à população", disse Daniel Oliveira, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O gestor destaca ainda que a iniciativa é fruto de um trabalho que vem sendo realizado desde o ano passado e representa um marco histórico no estado.

Água Branca

Além do encerramento do lixão foi lançada a Central Ecológica de Tratamento de Resíduos Sólidos do Médio Parnaíba no município, por meio da parceria com a empresa Ecológica. Agora, 90% do lixo descartados pelos municípios da região de do Médio Parnaíba será reciclado e 10% será aterrado, que corresponde aos rejeitos que não podem ser reciclados.

O empreendimento aproveitou os catadores do lixão, lhes garantido emprego e renda, com carteira assinada, EPI's e alimentação. Ao todo, serão gerados 60 empregos diretos e 250 indiretos por meio da inauguração. O empreendimento atende à Lei n° 12.305 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e nele, será realizada a recepção, triagem e valorização (reciclagem) dos resíduos.

Água Branca

A Central possui capacidade de atendimento de 200 toneladas por dia, e poderá ser ampliada em outras etapas, multiplicando a capacidade de recebimento dos resíduos. A partir da primeira etap de operação, deixarão de ser enviados e aterrados anualmente 14.600 toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).

Água Branca

Participaram da solenidade: o Prefeito de Água Branca, Junior Ribeiro; promotora Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, representando o Ministério Público do Piauí; Secretária municipal de Meio Ambiente de Água Branca, Erika Carolina Rego; Carlos Batista, auditor do TCE-PI; Empresário da Ecológica, Elmatan Araújo; Secretária Estadual de Relações Sociais, Núbia Lopes; Juiz de direto da Cara Única da Comarca Água Branca, José Eduardo; Jonas Moura, secretário estadual de Transportes.

Semarh participa de audiência pública sobre produção de Hidrogênio Verde no Ceará

Semarh realiza Audiência Pública para apresentar nova proposta de demarcação da linha de praia do litoral piauiense