Governo do Piauí vai promover Festival Melão e Mel em Canto do Buriti nos dias 8 e 9 de setembro
Iniciativa será promovida por meio da Semarh, com valorização da produção sustentável e fortalecimento da economia local
Mais uma ação de valorização e fortalecimento da economia local, a partir do aproveitamento sustentável do meio ambiente, será promovida pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh). Nos dias 8 e 9 de setembro de 2023, a cidade de Canto do Buriti irá receber o Festival Melão e Mel, em sua primeira edição. O evento tem como objetivo promover troca de experiências entre os produtores locais, alavancar a produção de melão e mel no município, além de qualificar os profissionais do segmento na região sul do estado.
Além de toda a programação voltada para as melhorias no processo produtivo local, o Festival também contará com grandes shows, promovendo o lazer e cultura para a população da região. Entre as participações confirmadas, estão a banda Limão com Mel e a cantora Walkyria Santos. A expectativa da organização é tornar o município referência nacional na produção de melão e mel.
“O Festival Melão e Mel reforça a importância da produção agroecológica de frutas como o melão, além da produção sustentável do mel”, destacou Daniel Oliveira, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí. “A região sul do estado já tem o melhor mel natural do mundo e o melhor melão do Brasil também é produzido no Piauí, portanto, é muito promissor para o nosso estado reunir essas duas culturas, gerando impacto na cadeia produtiva e econômica, com valorização do meio ambiente”, completou.
Atualmente, diversas grandes empresas já estão instaladas na região de Canto do Buriti, agregando grandes, médios e pequenos produtores envolvidos no agronegócio, com respeito à biodiversidade da região, produzindo de forma sustentável.
Confira a programação completa:
SEXTA-FEIRA (08/09)
18h - Abertura da Feira de produtos e serviços
18h30 - Workshop: Empreendedorismo rural apícola: o verdadeiro modelo de impacto -Público geral (Instituto Anjos do Sertão)
19h30 - Palestra: Apicultura: Uma alternativa de renda no semiárido piauiense.
Palestrante: Dr. Laurielson Chaves Alencar (Especialista em Gestão Ambiental (2000), Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí (2005) e Doutor em Agronomia (Produção vegetal) pela Universidade Estadual Paulista.
20h - Relato de Experiência e Boas Práticas- Samuel Araújo (SAMEL).
Shows Musicais
- Neguim Resenha
- Limão com Mel
- Banda Arrepio
SÁBADO (09/09)
18h - Feira de produtos e serviços
20h - Palestra: Impactos sociais e econômicos da produção de melão no seminário piauiense (Realização: Itaueira Agropecuária)
Shows Musicais
- Malas de Ouro
- Walkyria Santos
- Assisinho