ICMS Ecológico: confira o resultado preliminar do processo de certificação do Selo Ambiental

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), torna público o resultado preliminar do processo de Certificação Ambiental dos municípios piauienses - Selo Ambiental, para concessão dos recursos do ICMS Ecológico. Confira o resultado e o novo cronograma do processo de certificação na aba “Editais > ICMS Ecológico”, ou clicando aqui. Ainda cabe recurso administrativo do resultado preliminar.

O Selo Ambiental é um instrumento de certificação emitido anualmente pela Semarh, concedido aos municípios que estejam desenvolvendo ações e políticas de desenvolvimento da gestão ambiental no âmbito municipal. Com o Selo, os municípios têm direito aos recursos do ICMS Ecológico, importante fonte de receita para a gestão local através de transferências constitucionais do ICMS arrecadado no Estado.

Segundo a Auditora Fiscal Ambiental, Leila Freire, Leila Freire, o processo de certificação ambiental do ano de 2023 passou por um processo de aperfeiçoamento significativo que promoveu uma maior eficiência ao processo. “Desde a realização de consulta pública que contribuíram para o aprimoramento normativo do processo, e também, a realização das vistorias, que acontece pela primeira vez, de constatação para averiguação da efetivação das ações de proteção ambiental nos municípios”, destaca Leila Freire.

 
Semarh publica alertas amarelo de vendavais no Piauí válidos de 20 a 21 de julho

Semarh realiza duas audiências públicas nos dias 27 e 28 de julho em Acauã e Queimada Nova