Impactos ambientais de empreendimentos são abordados em audiência

São 04 empreendimentos de energias renováveis que juntos devem gerar 1.399MW para o Piauí

As audiências abordam as consequências da implantação de 04 empreendimentos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, eólica e solar, que serão instalados nos municípios do Sudeste piauiense de Queimada Nova, Dom Inocêncio, Curral Novo do Piauí e Simões.

Esses empreendimentos somados totalizam uma capacidade instalada de 1.399 MW, ou 1,4 GW, representando um importante incremento para a matriz energética nacional, fazendo com que o Piauí se destaque no país como produtor de energia a partir de fontes limpas e renováveis.

As audiências ocorreram de forma virtual e híbrida, nos dias 11, 16 e 17 de novembro, para atingir o máximo possível de público e foram presididas pelo gerente de Licenciamento ambiental da Semar, Felipe Gomes, representando o secretário Daniel Marçal.

"Esses grandes empreendimentos têm impacto positivo muito grande, pois geram renda e energia elétrica para o país. Mas também têm impactos negativos, que a população precisa conhecer e saber das propostas e compromissos que a empresa garante dentro do processo de licenciamento ambiental” afirma Felipe Gomes.

"A Semar tem buscado realizar, em todas as situações em que os empreendimentos sejam de potencial e significativa degradação ambiental, consulta à população envolvida. Acredito que é importante a participação popular no processo de decisão da Semar. É a garantia do princípio da informação e da participação da população”, destaca Daniel Marçal, secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

As 04 audiências trataram dos impactos dos empreendimentos de energias renováveis nos municípios de Queimada Nova, para a instalação do Complexo Eólico Queimada Nova Leste I, sob responsabilidade da empresa, Ventos de Santa Aurélia Energias Renováveis S.A. No município de Dom Inocêncio, são dois empreendimentos, Usina Fotovoltaica Lagoa do Sul 2, de responsabilidade da empresa Alba Energia LTDA e do Complexo Eólico Dom Inocêncio Norte - Fase II (Lagoas V), sob a responsabilidade da empresa Ventos de São Roque Energias Renováveis S/A. Já a instalação do Complexo Eólico Araripe IV e de sua linha de transmissão, é de responsabilidade da empresa Ventos Zacarias, e envolve os municípios, Betânia do Piauí, Arraial Novo do Piauí, Simões, Marcolândia e Araripina no estado de Pernambuco.

Os Relatórios de Impacto Ambiental - RIMA estão disponíveis nos links abaixo.

RIMA Queimada Nova Leste

RIMA_LT Araripe IV

Complexo eólico fase 2

Usina fotovoltaica lagoa do Sol 2

 
Reunião traça metas para combate e prevenção de incêndios

Semar firma parceria para a realização do Piauí sustentável