Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) publica edital para seleção de projeto para o município de Gilbués (PI)
O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), tornou público o Edital nº 65/2023 para contratação de serviços de consultoria de Pessoa Jurídica, para implementar Unidades de Referência Locais em Recuperação de Áreas Degradadas e Prevenção e Controle dos Efeitos da Desertificação, contendo um conjunto de 100 unidades de Sistemas Agroflorestais (SAFs) e 100 Sistemas de Reuso de Águas Cinzas (RACs), com capacitação e transferência de tecnologia para um público-alvo de agricultores familiares, no município de Gilbués (PI).
Os interessados devem enviar suas propostas até o dia 9 de novembro de 2023, por meio da plataforma do IICA, clicando AQUI ou acessando o link:https://iica.int/pt/node/76.
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), como órgão gestor dos recursos naturais do estado, tem se articulado com diversas instituições em busca de promover ações de combate à desertificação e efeitos adversos à seca, em decorrência das mudanças climáticas. Desse modo, a pasta busca garantir o desenvolvimento sustentável, principalmente da população diretamente afetada pelos efeitos citados. Nesse intento, o órgão apoia a instituição selecionada pelo referido edital.
Segundo a auditora fiscal ambiental Aline Araújo, a execução desse projeto vai além de garantir água para a população e agricultores familiares, ele também tem como objetivo, garantir uma gestão dos recursos hídricos eficiente. “É de total interesse da Semarh ser parceira da instituição selecionada, assim como de outras instâncias relacionadas, para que se crie uma rede que potencialize aquele espaço e garanta uma convivência harmoniosa da população com aquele local que tem um grande potencial de recursos naturais, mas que precisa ser gerida de forma sustentável”, explicou.