Mais de 20 órgãos públicos participam do seminário da Agenda Ambiental da Administração Pública do Piauí (A3P/PI) promovido pela Semarh

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (25) o Seminário de apresentação das diretrizes iniciais da Agenda Ambiental da Administração Pública do Piauí (A3P/PI), pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O evento foi aberto a todos os órgãos da administração pública do Estado e aconteceu no auditório da Secretaria de Administração Pública do Piauí (SEAD). A programação contou com 80 participantes, representando 23 órgãos e 5 prefeituras, além da participação de alunos do curso de Gestão Ambiental do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

A3P


Instituída pelo Decreto Nº 22.128 de 05/06/2023, a A3P/PI busca promover a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental no âmbito do setor público, e prevê maior eficiência nos serviços públicos, preservação ambiental e redução de gastos.

A3P


O Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Daniel Oliveira, destacou durante o evento que o debate sobre a A3P surgiu a partir de uma necessidade que o governador Rafael Fonteles também compreendeu: implementar uma cultura de maior sustentabilidade nos órgãos. "E essa cultura envolve desde a mudanças de pequenos hábitos, como a redução do consumo de plástico e de papel e a digitalização de algumas atividades, até questões mais complexas, que envolvem um esforço coletivo, como a pauta de animais abandonados em órgãos públicos, uma realidade notável no Centro Administrativo, inclusive", ressaltou.

“Ao mesmo tempo em que esse trabalho é contagiante e empolgante, exige de cada ator e representante dos órgãos públicos aqui neste evento, atenção e engajamento, principalmente em relação às demais pessoas com quem trabalham e executam suas tarefas diariamente”, completou o secretário.

Leila Freire, Coordenadora da Comissão de Desempenho e Avaliação Ambiental (CADAM), apresentou a A3P/PI durante o evento e destacou que, por meio da Agenda, busca-se não apenas implementar novas ações, mas um novo modo de pensar acerca da sustentabilidade. “A A3P/PI traz uma nova forma de entender a área ambiental, uma nova concepção, para, então, implementar novas práticas no âmbito da administração pública”, frisou. “E essa Agenda não é uma novidade a nível nacional. Ela vem sendo pensada, proposta e implementada desde 1999 em nosso país”, completou.

A3P


A conselheira Lílian Martins compartilhou no seminário a experiência da implantação da A3P no Tribunal de Contas do Estado, chamando a atenção do público para a importância das mudanças nas práticas dos órgãos em que trabalham, partindo de ações individuais até ações e transformações coletivas. Também foi apresentado o Plano de Logística Sustentável da Semarh, pela auditora fiscal ambiental Catharina Teixeira. Por fim, foi discutido o tema "Compras sustentáveis na Administração Pública", com a representante da Secretaria da Administração do Estado, Luzinete Barros.

A3P



A mesa do honra do evento foi composta pelo secretário da Semarh, Daniel Oliveira, pelo superintendente João Victor Oliveira, pela auditora Leila Freire, o diretor administrativo e financeiro da Semarh, Erick Rocha, a assessora jurídica da Semarh, Bruna Cristina Vieira, pela representante da Secretaria da Administração do Estado, Luzinete Barros, e pela conselheira Lílian Martins.

 
Auditores fiscais da Semarh realizam operação Mata Atlântica em Pé no Piauí

SEMARH reabre prazo para seleção de conselheiros do Conselho Estadual de Proteção da Fauna Silvestre e de Animais Domésticos de 27 de setembro a 2 de outubro