Mais de 20 órgãos públicos participam do seminário da Agenda Ambiental da Administração Pública do Piauí (A3P/PI) promovido pela Semarh
Foi realizado na manhã desta segunda-feira (25) o Seminário de apresentação das diretrizes iniciais da Agenda Ambiental da Administração Pública do Piauí (A3P/PI), pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O evento foi aberto a todos os órgãos da administração pública do Estado e aconteceu no auditório da Secretaria de Administração Pública do Piauí (SEAD). A programação contou com 80 participantes, representando 23 órgãos e 5 prefeituras, além da participação de alunos do curso de Gestão Ambiental do Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Instituída pelo Decreto Nº 22.128 de 05/06/2023, a A3P/PI busca promover a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental no âmbito do setor público, e prevê maior eficiência nos serviços públicos, preservação ambiental e redução de gastos.
O Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Daniel Oliveira, destacou durante o evento que o debate sobre a A3P surgiu a partir de uma necessidade que o governador Rafael Fonteles também compreendeu: implementar uma cultura de maior sustentabilidade nos órgãos. "E essa cultura envolve desde a mudanças de pequenos hábitos, como a redução do consumo de plástico e de papel e a digitalização de algumas atividades, até questões mais complexas, que envolvem um esforço coletivo, como a pauta de animais abandonados em órgãos públicos, uma realidade notável no Centro Administrativo, inclusive", ressaltou.
“Ao mesmo tempo em que esse trabalho é contagiante e empolgante, exige de cada ator e representante dos órgãos públicos aqui neste evento, atenção e engajamento, principalmente em relação às demais pessoas com quem trabalham e executam suas tarefas diariamente”, completou o secretário.
Leila Freire, Coordenadora da Comissão de Desempenho e Avaliação Ambiental (CADAM), apresentou a A3P/PI durante o evento e destacou que, por meio da Agenda, busca-se não apenas implementar novas ações, mas um novo modo de pensar acerca da sustentabilidade. “A A3P/PI traz uma nova forma de entender a área ambiental, uma nova concepção, para, então, implementar novas práticas no âmbito da administração pública”, frisou. “E essa Agenda não é uma novidade a nível nacional. Ela vem sendo pensada, proposta e implementada desde 1999 em nosso país”, completou.
A conselheira Lílian Martins compartilhou no seminário a experiência da implantação da A3P no Tribunal de Contas do Estado, chamando a atenção do público para a importância das mudanças nas práticas dos órgãos em que trabalham, partindo de ações individuais até ações e transformações coletivas. Também foi apresentado o Plano de Logística Sustentável da Semarh, pela auditora fiscal ambiental Catharina Teixeira. Por fim, foi discutido o tema "Compras sustentáveis na Administração Pública", com a representante da Secretaria da Administração do Estado, Luzinete Barros.
A mesa do honra do evento foi composta pelo secretário da Semarh, Daniel Oliveira, pelo superintendente João Victor Oliveira, pela auditora Leila Freire, o diretor administrativo e financeiro da Semarh, Erick Rocha, a assessora jurídica da Semarh, Bruna Cristina Vieira, pela representante da Secretaria da Administração do Estado, Luzinete Barros, e pela conselheira Lílian Martins.