Operação de combate a incêndio em Canto do Buriti encerra após 17 dias de trabalho

Corpo de Bombeiros, Semarh, Ibama e Polícia Militar foram os órgãos responsáveis pelo trabalho que contou com apoio da sociedade civil da região

Após 17 dias de trabalho ininterrupto, a operação de combate ao incêndio no assentamento Santa Clara, em Canto do Buriti, é encerrada nesta segunda-feira (28). O fogo já havia sido controlado na madrugada da última sexta-feira, mas as equipes do órgãos competentes permaneceram no local para monitoramento da situação. O êxito do trabalho é fruto do empenho das equipes do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), PREVFOGO Ibama, Polícia Militar e Brigada de Incêndio do Assentamento Santa Clara. Instituições, empresas e a sociedade civil da região prestaram todo apoio à operação.

A natureza também contribui com o resultado: neste domingo (27), houve chuva na região onde ocorreu o incêndio, como destacou o comandante da operação, coronel Emídio Oliveira. “Realizamos uma missão conjunta neste local, contando especialmente com o apoio da sociedade, que foi essencial para que esse trabalho árduo fosse concluído, sem qualquer incidente, dentro da normalidade”, disse.

O diretor de Fiscalização da Semarh, Major Dênio Marinho, destaca os próximos passos para a continuidade do trabalho em prol daquela região. “A próxima etapa é realizar uma avaliação de toda a área afetada e comunidades prejudicadas pelo fogo”, explica. “Feito isso, será encaminhado relatório às autoridades competentes para que as devidas medidas sejam executadas”.

No último sábado (26), foram iniciadas operações noturnas de combate ao incêndio e controle do fogo na região de Canto Do Buriti. Para esse trabalho, a Semarh realizou a entrega de materiais de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) aos brigadistas envolvidos no trabalho para o reforço da sua atuação.

Para solicitar socorro em caso de incêndio ou denunciar queimadas praticadas no Piauí, a população do Estado pode entrar em contato com a Semarh, por meio do canal de atendimento oficial da Coordenação de Incêndios Florestais, que atende ligações telefônicas e mensagens por meio do aplicativo WhatsApp, pelo número (86) 9421-6693. Além desse contato, a população também deve acionar os demais órgãos competentes:

- Corpo de Bombeiros: 193;

- Polícia Militar: (89) 9 9450-6787;

- PREVFOGO Ibama: 0800 061 8080.

 
Governo do Piauí vai promover Festival Melão e Mel em Canto do Buriti nos dias 8 e 9 de setembro

Piauí Pet Castramóvel realizará primeira ação nos dias 5 e 6 de setembro em Teresina