Operação Praia Segura foi realizada pela Semarh em sete praias de quatro municípios
Trabalho iniciado na última segunda-feira encerrou nesse domingo (31); Mais de 300 veículos foram abordados
Encerrou nesse domingo (31) a operação Praia Segura, promovida pelos auditores fiscais ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh). O trabalho, coordenado pela Diretoria de Fiscalização da pasta, iniciou na última segunda-feira (24), com o objetivo de realizar uma campanha essencialmente educativa e preventiva, quanto à preservação dos ninhos de tartarugas marinhas. A ação abrangeu os municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Luís Correia, e alcançou sete praias.
O foco da ação foi proteger os ninhos de ovos de tartaruga marinha, por meio da conscientização e contenção de motoristas que estacionavam seus veículos próximos à faixa de praia ou que tentavam acessá-la. Durante a operação, foram abordados mais de 300 veículos, dentre pickups, automóveis, motocicletas, quadriciclos e UTV's.
A proteção e preservação dos ninhos de tartarugas marinhas é uma ação fundamental que contribui para a sobrevivência e preservação das espécies no litoral piauiense.
Renato Nogueira, Auditor Fiscal Ambiental da Semarh, destaca que o trabalho foi executado com atenção e clareza aos banhistas. "Nossa equipe priorizou a explicação e conscientização acerca das Unidades de Conservação do nosso Estado, e porque é proibido o tráfego de veículos mas faixas de praia", conta. "Nos casos de reincidência ou desobediência, explicamos que seria aplicada multa, que poderia chegar até R$ 10 mil".
A Semarh reforça que é proibido o acesso, tráfego e permanência de veículos nas praias, restingas e dunas do litoral piauiense. A operação Praia Segura contou com o apoio do Instituto Tartarugas do Delta, ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade) e Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.