Parque Estadual do Cânion do Poti contará com Conselho Gestor da Unidade de Conservação

A UC protege um dos principais trechos do Cânion do Rio Poti (Canalão), abrigando uma feição geomorfológica de extrema beleza caracterizada por grandes desfiladeiros.

Representantes de entidades da sociedade civil, órgãos governamentais e das comunidades inseridas na área do Parque Estadual do Cânion do Rio Poti se reuniram para discutir a formação do Conselho Gestor da Unidade de Conservação (UC).

A Oficina de Mobilização ocorreu na sexta-feira (13), na comunidade Conceição dos Marreiros, em Buriti dos Montes, realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e pela Prefeitura Municipal de Buriti dos Montes, com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan). Durante o encontro foram tirados indicativos da composição do Conselho e seu funcionamento.

O Conselho Gestor e o Plano de Manejo, são os 2 principais instrumentos de legitimação social das UCs. O Plano de Manejo do Parque Estadual do Cânion do Rio Poti está em fase de elaboração e tem entrega prevista para o segundo semestre. Nele está fundamentado os objetivos da unidade, o zoneamento e as normas regulando o uso da área e a gestão dos recursos naturais.

O conselho gestor de unidade de conservação é um fórum democrático de discussão, participação, controle social, negociação e gestão da Unidade de Conservação e sua área de influência em que participam organizações da sociedade civil – ONGs, órgãos de classe, instituições de ensino e pesquisa e poder público.

“O plano de manejo e conselho gestor são os principais instrumentos de gestão em unidades de conservação brasileiras. Através deles conseguimos compartilhar responsabilidades na proteção da unidade, otimizar recursos e aprimorar ações estabelecendo relações entre a UC e seu entorno, ampliando a compreensão da realidade e resolvendo problemas de forma mais efetiva, preservando a biodiversidade e ordenando o acesso aos recursos naturais existentes”, explica o Secretário de Meio Ambiente, Daniel Marçal.

O Conselho Gestor do Parque Estadual do Cânion do Rio Poti terá metade das vagas destinadas a órgãos públicos e a outra metade composta por entidades da sociedade civil. Participaram também da reunião, representantes das Prefeituras de Buriti dos Montes, Juazeiro do Piauí, Castelo do Piauí e Sigefredo Pacheco; Fundação Velho Monge; Instituto das Águas e Esgotos do Piauí; ICMBIO; IPHAN; CREA/PI; Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí (Território dos Carnaubais); Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Buriti dos Montes; Associação Caatinga; dentre outros.

Sobre o Cânion do Rio Poti

Criado por meio do Decreto Estadual n° 17.429/2017, o Parque Estadual do Cânion do Rio Poti, fica localizado no município de Buriti dos Montes e preserva fragmentos de Caatinga, com inúmeras espécies da flora nordestina, sendo, também, habitat de diversas espécies da fauna.

A UC protege um dos principais trechos do Cânion do Rio Poti (Canalão), abrigando uma feição geomorfológica de extrema beleza caracterizada por grandes desfiladeiros, onde a diferença entre o fundo da calha fluvial e o topo do planalto é bastante expressiva. A área abriga ainda sítios de gravuras rupestres consideradas de grande relevância antropológica.

Auditores Fiscais Ambientais da Semar participam da 23ª reunião de trabalho do CBH Parnaíba

Semar entrega recibos de Cadastro Ambiental Rural em assentamentos estaduais de Buriti dos Lopes