Piauí Pet Castramóvel inicia atividades em Teresina nesta terça-feira (5)
O projeto itinerante tem como foco o controle populacional de animais de rua por meio da castração e monitoramento por microchip; Ação segue até às 18h desta quarta (6)
Com o intuito de levar mais saúde e segurança para os pets e seus tutores, o Governo do Piauí, por meio da Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), deu início às atividades do Piauí Pet Castramóvel, no Centro de Educação Ambiental (CEA), nesta terça-feira (5). A primeira ação do projeto segue até às 18h, e amanhã (6), realizará atendimentos de 9h às 11h e de 14h às 18h. Na abertura das atividades, estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, os apoiadores deputado estadual Dr. Hélio Oliveira e a vereadora Thanandra Sarapatinhas.
Neste primeiro momento, o projeto itinerante contará com o cadastro de animais e a triagem para a castração, tendo como público-alvo animais de ONG's e de protetores individuais, que realizam resgate dos pets em situação de rua e disponibilizam um lar provisório até que aconteça uma adoção responsável. As ONG's alvo da ação também foram representadas na abertura: a Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa) e Casa Pet, coordenada por Raíssa Protetora.
O Secretário da Semarh, Daniel Oliveira, frisa a importância do projeto Piauí Pet Castramóvel para o controle da população de cães e gatos na capital e em todo o estado. “Esta é uma iniciativa pioneira no Estado, tendo sua primeira ação em Teresina, mas irá se estender a outros municípios", disse. "Ao todo, estimamos que 300 animais sejam atendidos nestes dois dias e recebam monitoramento por meio de microchip, além de receberem o seu RG Pet”, comenta o secretário.
Serão quatros etapas para o preenchimento do cadastro até a efetivação da castração: 1) cadastro no local da ação para recebimento de senha; 2) triagem/avaliação para identificar quais animais estão aptos para serem castrados; 3) encaminhamento para exames laboratoriais; 4) encaminhamento para as clínicas onde a castração será executada - nos animais aptos. Após cada atendimento, os animais receberam RG Pet emitido no local da ação, gratuitamente. Ainda foram entregues mudas de plantas aos tutores.
O entusiasta da causa animal e apoiador da ação, deputado estadual Dr. Hélio Oliveira, ressaltou que o acompanhamento com os veterinários e o monitoramento com microchip garante segurança ao animal e seu tutor. “Primeiramente, quero agradecer ao nosso governador que prontamente colocou como prioridade na sua gestão essa política de atenção ao controle populacional dos animais de rua. Os animais e tutores estão bem assistidos por essa equipe", finaliza o deputado.
Dentre os protetores independentes que participaram da ação de estreia, estiveram integrantes da Rede Protetora dos Animais (RPA), um grupo de protetoras independentes que mobilizam ações em prol dos animais, por meio de aplicativo de mensagem.