Plano de ações para prevenção e controle de incêndios no Piauí é lançado pela Semarh

Plano tem como foco o fortalecimento das brigadas municipais de incêndio e contempla o eixo Piauí no Clima, do programa ECO Piauí

Na manhã desta segunda-feira (31) a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) lançou oficialmente o Plano de Ações da pasta para a Prevenção e Controle de Queimadas no estado. O evento aconteceu no Centro de Educação Ambiental (CEA), localizado no Parque Potycabana, e contou com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Estado da Defesa Civil e do IBAMA.

A exposição do Plano foi realizada pelo auditor fiscal ambiental Carlos Eduardo Costa, também Coordenador de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais/Semarh-PI.

Plano


Daniel Oliveira, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, ressaltou a urgência e importância de fortalecer as brigadas dos municípios, porque é por meio dessa parceria que o trabalho será executado de forma efetiva. "A Semarh já está finalizando aquisição de equipamentos aos brigadistas e planeja instalar projetos piloto em uma ou duas regiões do Estado, de forma estratégica", explicou.

O diretor de Fiscalização da Semarh, Major Dênio Marinho, destacou que o trabalho de prevenção e controle de incêndios não seria possível sem esse trabalho conjunto. "Já realizamos o treinamento dessas brigadas no primeiro semestre, para que neste segundo semestre, que é o período crítico, possamos atuar de forma eficaz", disse o diretor.

Plano


O trabalho de atenção às queimadas, realizado pela Semarh, está previsto em um dos compromissos que integram o eixo Piauí no Clima, do programa de compromissos da Semarh, o ECO Piauí. Ainda este ano será lançado também o Plano Estadual de Ações Integradas de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais do Piauí, que está em desenvolvimento desde o primeiro semestre, com órgãos parceiros.

Plano


Estiveram presentes no lançamento: o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira; Thays Paiva, superintendente do IBAMA; Norma Sueli, secretária da Sedec/PI; Major Fredson Abreu, do Batalhão do Policiamento Ambiental; Major José Erismar, representando o Corpo de Bombeiros; o prefeito de Santa Filomena, Olavo Júnior; Fátima de Moura, secretária municipal do Meio Ambiente de São Pedro do Piauí.

 
Operação Praia Segura foi realizada pela Semarh em sete praias de quatro municípios

Semarh e a Polícia Militar atuam em conjunto no combate a queimadas em Teresina