Plantando vidas: ação da Semarh e Hemopi incentiva a doação de sangue e o plantio de mudas nativas e frutíferas
Dentro da programação da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, do Governo do Piauí, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realizou nesta sexta (24), no Hemopi, entrega de mudas de plantas nativas e frutíferas aos doadores.
A ação em colaboração com a campanha de doação de sangue integra o programa PRO Verde do Governo, coordenado pela Semarh. Definido em Decreto Estadual, tem o objetivo de alcançar a distribuição e plantio de 1 milhão de mudas por ano, até o fim de 2026.
O diretor do Hemopi, Rafael Alencar, explicou que durante toda a semana foram realizadas diversas ações junto às instituições parceiras. “Hoje, no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue junto com a Semarh estamos fazendo a doação de mudas de plantas para todas as pessoas que compareceram ao hemocentro. Ao plantar uma muda, você está plantando vidas e quando você doa sangue você também está doando vidas, então são ações linkadas, que estão no mesmo sentido de promover a vida”, complementou.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, doador voluntário, destacou a importância de poder ajudar na campanha de doação do Hemopi aliada à uma ação ambiental. “Doar sangue é um ato de amor, um ato de solidariedade e também reforçar o compromisso com a vida, e agora também com a agenda ambiental. Então cada doador aqui também está sendo convidado a levar uma muda de forma voluntária e plantar e reforçar esse compromisso com a vida e com a natureza”, disse.
A doação de mudas ainda acontece neste sábado (25), além das outras atividades da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue.