População pode acessar serviços de consulta oferecidos pela Semarh na plataforma Gov.Pi Cidadão

Inicialmente, a pasta irá ofertar quatro tipos de serviços de consulta, dentre os 53 serviços públicos prestados pelos órgãos do Estado

Chegaram ao Gov.Pi Cidadão os serviços prestados pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh). Inicialmente, a pasta irá ofertar quatro serviços de consulta, para uso próprio pelo cidadão, e novos serviços serão gradativamente adicionados à plataforma, ampliando ainda mais as facilidades para o cidadão.. A plataforma foi lançada na última segunda-feira (18) pelo governador Rafael Fonteles, em solenidade no Palácio de Karnak, e permitirá a oferta de serviços públicos dentro de um ambiente virtual seguro, de forma rápida.

Dentre os serviços ofertados ao cidadão pela Semarh, por meio dessa integração, o primeiro é a consulta de Processos Ambientais, em que o usuário poderá visualizar todos os processos dos quais faz parte, e ao clicar em um processo específico, é redirecionado para a página de detalhes do processo. O segundo tipo de consulta será de Empreendimentos, Atividades e Poços: neste serviço, o cidadão poderá consultar suas licenças, outorgas e outros documentos ambientais já emitidos no seu nome.

O cidadão poderá ainda acessar Pendências e Condicionantes ambientais, para acompanhar as pendências das análises dos seus processos ambientais, bem como as condicionantes de licenças, outorgas ou autorização. O quarto tipo de consulta que poderá se realizada pela plataforma Gov.Pi Cidadão será a de Licenças, Outorgas e Autorizações: nesse serviço, o cidadão poderá consultar suas atividades, usos de água (poços tubulares, captações superficiais, diluições de efluentes, etc.) e empreendimentos cadastrados no seu nome.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, destaca que essa integração demonstra o reconhecimento da importância das questões ambientais para o Piauí, e a necessidade de disponibilizar ferramentas que facilitem o acesso à informação e aos trâmites burocráticos relacionados à pauta ambiental.

Como utilizar a plataforma Gov.Pi Cidadão

Para utilizar a plataforma, qualquer cidadão pode acessar o site Gov.pi ou baixar o aplicativo nas lojas Google Play ou Apple Store. Ao acessar o Gov.PI Cidadão, o usuário faz o login pelo GovBR, que é a plataforma aceita, ou pelo ID Piauiense, que já tem 170 mil piauienses com RG digital. O usuário pode ainda criar um usuário e senha comuns para se cadastrar na plataforma e acessar os serviços.

 
Semarh promove Seminário de apresentação da Agenda Ambiental da Administração Pública do Piauí (A3P/PI) nesta segunda (25)

Auditores fiscais da Semarh realizam operação Mata Atlântica em Pé no Piauí