Porto do Piauí tem primeira etapa inaugurada nesta quarta (13) e contará com terminal de Hidrogênio Verde para impulsionar a produção de energia limpa

Mais avanços chegam para o Estado com a inauguração da primeira etapa do Porto do Piauí, nesta quarta-feira (13), em Luís Correia. A conclusão da obra é iniciativa do Governo do Estado, por meio do trabalho do governador Rafael Fonteles, e do presidente Lula. O local funcionará como um ponto central para o escoamento da energia verde do litoral piauiense, revolucionando o papel do Piauí e do Brasil na produção de energia, principalmente de Hidrogênio Verde, e se alinhando ao avanço mundial de descarbonização.

“Um momento histórico!”, destacou Daniel Oliveira, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado que, junto ao governador, assinou, no último mês, a licença ambiental prévia para instalação de Parque de Hidrogênio Verde em Parnaíba. O gestor frisa ainda a relevância do Porto para o avanço econômico do Piauí e sua integração às rotas marítimas de todo o mundo: “Essa inauguração possibilitará investimentos na iniciativa privada e, principalmente, o escoamento da nossa produção. Trata-se de um investimento estratégico que permite que mais empresas se instalem em nosso Estado para escoar sua produção”.

“Há décadas o povo do Piauí sonha com este projeto para que a gente possa importar e exportar mercadorias a partir do nosso próprio porto. Teremos outras etapas, novos terminais e, certamente, a atração de muitas indústrias para o norte do Piauí”, publicou Rafael Fonteles, governador do Estado.

O terminal do Hidrogênio Verde funcionará como um ponto para escoar o hidrogênio verde amônia verde produzido na Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Haverá ainda o terminal de grãos, para exportar soja e milho, gerando divisas e empregos no Estado.

Nesta sexta-feira (15), o governador Rafael Fonteles reunirá as empresas Solatio e Green Park Energy, para o lançamento da pedra fundamental da unidade de produção de hidrogênio verde. A unidade será implantada na ZPE de Parnaíba e, do ponto de vista ambiental, terá repercussão em âmbito mundial.

 
Seminário da Semarh aborda Estratégias de Combate à Desertificação e Recuperação de Áreas Degradadas no Piauí, em Corrente

Semarh realiza Operação Piracema nos rios Parnaíba e Poty em Teresina