Quinto dia de programação conta com exposições sobre o Rio Poty e oficinas de compostagem

Seguindo a programação da Semana do Meio Ambiente, amanhã (12) as ações comemorativas se dividem entre mesas-redondas, apresentação de projetos, passeios ecológicos e oficinas de compostagem.

A compostagem é um é o processo natural de degradação dos resíduos orgânicos através de suas alterações físicas, químicas e biológicas feitas pela ação de microrganismos (fungos e bactérias) e pequenos animais (insetos e minhocas).

“Uma das vantagens da compostagem doméstica é a redução dos resíduos destinados aos lixões e aterros; além de evitar que o chorume polua o solo e os lençóis freáticos, melhorando a estrutura e fertilidade dos solos explica Roberto Soares, tecnólogo em gestão ambiental e responsável pela oficina.

Importante destacar que apenas materiais como verduras, legumes, casca de ovo e borras de café sem açúcar podem ser utilizados para compostagem. ‘É possível fazer uma composteira diretamente na terra, mas para quem mora em apartamento pode ser fazer em baldes/tambores”, enfatiza Roberto.

Para encerrar o dia, programação contará com feira de produtos, exposições sobre o Rio Poty e as novas Unidades de Conservação do Piauí, além de uma festival de vídeo ambiental.

Serviço:

8 às 10h
-Mesa redonda: A Importância Cultural da Floresta Fóssil de Teresina.
-Apresentação do Projeto de Estruturação do Parque Floresta Fóssil - Secretaria Municipal de Planejamento de Teresina).
-Integrantes da Mesa Prof. Drª. Conceição Lage da UFPI; Prof. Drº. Juan Carlos Cisneiros da UFPI; Bióloga Renata Quaresma e Danielly Bezerra da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Teresina.
-Passeios Ecológicos
-Oficinas de Compostagem com Roberto Soares, Tecnólogo em Gestão Ambiental. 8 as 17Hh

A partir das 18:00h
-Festival de vídeo Ambiental.
-Abertura da Feira de Produtos Ambientais artesanato
-Exposições: o Majestoso Rio Poty e as Novas Unidades de Conservação do Piauí.
-Arraial Ambiental.

Oficina de compostagem marca o terceiro dia da Semana do Meio Ambiente

Semar capacita profissionais para atuarem no combate a incêndios durante o b-r-o-bró.