Rafael Fonteles e Daniel Oliveira assinam liberação orçamentária financeira para revitalização do Parque Ambiental e Centro de Apoio, Educação e Preservação da Lagoa do Portinho

Nesta quarta-feira (18) o governador do Piauí, Rafael Fontes, assinou a liberação orçamentária financeira, de 6,7 milhões de reais, destinados à obra de revitalização do Porque Ambiental e Centro de Apoio, Educação e Preservação do Rio Grande, da Lagoa do Portinho, em Parnaíba. A assinatura foi realizada junto à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-PI), representada pelo secretário Daniel Oliveira, e outras lideranças, e irá gerir a obra, mantida com recursos da compensação ambiental.

"Hoje o Piauí tem uma lei moderna que permite que os empreendimentos paguem o valor para compensação ambiental, para que o próprio Estado promova obras como essa, em prol da sustentabilidade. E isso já permitiu várias obras importantes, sob gestão da Semarh", destacou o governador no momento da assinatura.

A compensação ambiental consiste na obrigação de apoiar a implantação ou a manutenção de unidades de conservação, podem ser do Grupo de Proteção Integral ou, no caso de ser afetada ou em virtude do interesse público, do Grupo de Uso Sustentável, no qual a unidade de conservação beneficiária deve ser de posse e domínio públicos.

"Esse projeto de revitalização na Lagoa do Portinho é um projeto moderno e ousado, adequado às principais normas e diretrizes do ecoturismo, tornando o local também um centro de atenção ao turista, ampliando a área de lazer e de integração da população com a natureza", destaca o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira. "A Lagoa do Portinho é um belo cartão postal do Piauí e do Brasil, por isso estamos muito felizes e otimistas com essa revitalização. O edital será publicado nos próximos dias e certamente teremos uma série de ações positivas a partir dessa revitalização", conclui.

Além da assinatura para liberação dos recursos, foi oficializada a reforma do Grupamento Bombeiro Militar e entregues 12 viaturas novas.

 
Semarh e Incra selam parceria em estudos de regularização fundiária no Piauí

Seja um Guardião Ambiental mirim: Inscrições Abertas em Canto do Buriti e Nazária