Reunião discute a instalação de Centro de Pesquisa no Zoobotânico

Parque Estadual Zoobotânico de Teresina vem passando por um processo de Concessão de Uso, objetivando uma requalificação do espaço

A Secretária de Estado de Meio Ambiente, Sádia Castro, reuniu-se hoje (15), na sede da Semar, com o arquiteto Felipe Guerra, com a coordenadora de projeto da Suparc, Luiza Virginia Sales e a turismóloga da Setur, Romilla de Macedo.

Durante a reunião foram alinhados pontos sobre a previsão de instalação de um Centro de Pesquisa, localizado numa área de 8 hectares, dentro do Setor Botânico Ambiental, que é uma das áreas delimitadas previstas no projeto de Concessão dos Serviços do Parque Estadual Zoobotânico de Teresina.

Ontem, Sádia Castro, já havia coordenado uma visita técnica ao Zoobotânico. O Centro de Pesquisa será operado por membros da Semar e mantido pela Concessionária.

“A construção desse centro de pesquisa deve valorizar os elementos simbólicos e marcantes já existentes no próprio parque, queremos criar um ambiente para promoção e imersão de alunos e pesquisadores, privilegiando o conteúdo. A ideia é que este centro se torne uma nova opção de entretenimento, com infraestrutura para visitantes, com espaços operacionais, introduzindo novo marco de preservação ambiental em Teresina”, ressalta a Secretária de Meio Ambiente.

O Parque Estadual Zoobotânico de Teresina vem passando por um processo de Concessão de Uso, objetivando uma requalificação do espaço a partir de uma gestão especializada. No modelo proposto, o parceiro privado será responsável por realizar as adequações no equipamento, considerando o quadro de necessidades definidos por estudos prévios.

O objetivo é tornar o Parque Zoobotânico referência no segmento, apresentando-se como um diferenciado local de lazer, educação, turismo e integração com o meio ambiente.

O projeto de preliminar de Concessão de Uso do Parque Estadual Zoobotânico de Teresina contempla 05 áreas para exploração, distribuídos da seguinte forma: Espaço para o Zoológico; Área livre para expansão e exploração da concessionária; Área de preservação permanente; Estacionamento e Setor Botânico Ambiental.

SOBRE O PARQUE ZOOBOTÂNICO

Ocupando uma área total de 127,5 hectares, o Parque Zoobotânico do Piauí é uma Unidade de Proteção Integral (UPI), possuindo uma das maiores áreas destinadas de preservação ambiental do Brasil, estando situada dentro do perímetro urbano de Teresina.

Atualmente, possui 344 animais em seu plantel e no ano de 2018, alcançou a marca de 79.206 visitantes. O empreendimento é o segundo maior parque dessa natureza do Brasil.

 
Cânion do Rio Poti terá Centro de Turismo Ambiental

Sádia Castro debate sobre cursos a serem ofertados em parceria com a Seduc