Sádia Castro abre o Fórum Piauiense de Segurança de Barragem

A secretária de estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, fez a abertura do Fórum Piauiense de Segurança de Barragens, nesta quinta-feira (07), que é promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). A gestora fez uma explanação geral sobre a situação atual da gestão hídrica no Piauí.

No banco de dados da Secretaria, existem 64 (sessenta e quatro) barragens no Piauí, mas somente 33 (trinta e três) barragens, são fiscalizadas pela Semar. Como professora/doutora, pesquisadora sobre o tema e então gestora, Sádia Castro, explicou a importância de licenciamento ambiental e outorga para o uso da água.

O licenciamento ambiental é feito quando é construído um reservatório de água, a outorga é realizada quando há o uso de água. Os dois são paralelos.

“Quando se trata da construção de uma barragem, é necessário que esse empreendimento obtenha dos órgãos ambientais licenciamento, outorga e dependendo do porte, um Plano de Segurança de Barragem (PSB)”, explica a secretária de estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, reforçando sobre a necessidade do empreendedor estar de acordo com O Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA) e com a Política Nacional de Segurança de Barragem (PNSB).

Sobre o evento, a secretária considera como uma oportunidade inédita e importante. “É a primeira vez que o Piauí abre um espaço para que seja discutido sobre segurança hídrica do estado. É enriquecedora essa troca de informação!” Ressalta.

Na oportunidade, Sádia Castro apresentou a equipe que realiza o trabalho de licenciar, outorgar, fiscalizar e regularizar o uso da água no Piauí. O evento contou com a presença de representes da Uespi,Chesf, CPRM.

 
SEMAR realiza Fórum de segurança de barragens

SEMAR publica resultado final do ICMS Ecológico/2021