Sádia Castro faz reunião online com gerentes e diretores

Secretária de Meio Ambiente acompanha demandas realizadas no regime de home office.

A Secretária de Estado de Meio Ambiente, Sádia Castro, reuniu-se nesta sexta-feira (03/04), por videoconferência, com diretores e gerentes da Semar. A conversa serviu para acompanhar e alinhar o andamento dos trabalhos que vem sendo realizado em casa pelos servidores. 

"Tratamos da excepcionalidade dos serviços da fiscalização e do seguimento aos trabalhos jurídicos e administrativos da secretaria, tentando manter, mesmo que em horário reduzido, os serviços importantes a população”, explica a Secretária da Semar, Sádia Castro.

Na reunião, que durou cerca de duas horas, os técnicos da Semar detalharam como vem executando suas funções.

O Gerente de Florestas Francisco Mascarenhas, afirmou que os procedimentos que envolvem o licenciamento florestal no SINAFLOR, continuam sendo executados virtualmente. "As análises técnicas estão sendo realizadas e encaminhadas aos responsáveis técnicos e empreendedores para atendimento das pendências. O acesso ao sistema DOF não está sendo possível no momento, já que o IBAMA não permite o acesso via rede doméstica, por motivo de segurança. Mas, segunda feira buscaremos uma solução em relação ao DOF, para dar continuidade aos trabalhos", afirma Mascarenhas.

Em conjunto com a Superintendência de Meio Ambiente, a Gerência de Florestas está finalizando a minuta da Instrução Normativa que, dentre outros aspectos, tratará da reposição florestal obrigatória, conforme exigência da Lei Federal n° 12.651/12.

O protocolo da Diretoria de Recursos Hídricos da Semar está aberto e os auditores estão analisando os processos em casa.  "A meteorologia e os consultores do Banco Mundial e Fadex, também estão trabalhando para que nossas metas sejam cumpridas", informa Layssa Maia, Diretora de Recursos Hídricos da Semar.

A Fiscalização Ambiental tem respondido as solicitações do Ministério Público no sentindo de promover algumas ações fiscalizatórias a serem realizadas após esse período de reclusão.

"Temos também encaminhado respostas sobre as fiscalizações que já foram realizadas", afirma o gerente de fiscalização Renato Nogueira.

A Diretoria de Meio Ambiente está fechando o planejamento sobre o ICMS ecológico para que quando as atividades forem normalizadas os auditores ambientais dêem sequência as palestras aos municípios.  "Todos os ofícios protocolados para a DMA estão sendo respondidos via home office", encerra Marcos Felipe Tavares, Diretor de Meio Ambiente.

 
Semar disponibiliza veículos para enfrentamento ao novo coronavírus

Sádia Castro reúne técnicos da Semar destaca prioridades