Sala de Monitoramento da Semarh confirma que o Piauí teve o maior volume de chuvas do país nas últimas 24 horas e emite Alerta Amarelo de Chuvas Intensas

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semarh/PI), por meio da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, emitiu alerta nesta segunda-feira (06) de chuvas intensas em todo o território piauiense, até o dia 8 de novembro. A previsão de chuvas se deve aos seguintes sistemas: Alto da Bolívia, Vortice Ciclônico de Altos Níveis e Frente Fria (sudeste brasileiro).

“Até a data de 31 de outubro de 2023, uma massa de ar seca impediu a entrada de vapor de água no território piauiense”, destaca a coordenadora da Sala de Monitoramento, Sara Cardoso. “Quando novembro chegou, a quantidade de nuvens aumentou, por conta da abertura dessa massa de ar quente. Além disso, uma frente fria adentrou o sudeste brasileiro formando um corredor de umidade sobre a porção central do Brasil que trouxe chuvas para o Piauí. ", explica.

Ainda de acordo com a coordenação da Sala de Monitoramento, as chuvas estão ocorrendo em todo o Nordeste, e no Piauí, levou ao alerta laranja para chuvas intensas. O alerta ainda destaca que, de acordo com os dados das estações Inmet, o Piauí registrou os maiores volumes de chuva em destaque no Brasil nas últimas 24h, inclusive com municípios que atingiram acumulados de chuva acima dos 50 mm.

As cidades em destaque foram:

➢ Floriano – 75,8 mm;

➢ Canto do Buriti – 64,8 mm;

➢ São João do Piauí – 52,8 mm;

➢ Corrente – 48,8 mm;

➢ Alvorada do Gurguéia - 43,0 mm;

➢ Oeiras – 25.8 mm

➢ Valença do Piauí – 14,4 mm

Os Boletins de Alerta podem ser acessados no site da Semarh, clicando AQUI.

 
477 animais foram atendidos na 3ª edição do Piauí Pet Castramóvel em Picos

Conselho Estadual de Meio Ambiente define nova composição das Câmaras Técnicas