Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Semarh prevê chuvas intensas e altas temperaturas de 3 a 7 de janeiro
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh/PI), por meio da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, emitiu nessa quarta-feira (03) a previsão do tempo para o período de 03 a 07 de janeiro, destacando alertas para altas temperaturas e chuvas intensas nos municípios do estado.
Segundo informações do boletim emitido, as áreas que demandam maior atenção são da mesorregião do norte, centro-norte, sudoeste e sudeste. Neste período, é esperado que em algumas áreas acumuladas alcancem um volume próximo de 100 mm de chuva, podendo ultrapassar.
No relatório foram apontados os sistemas meteorológicos que exercem grande influência sobre o regime de chuvas no estado, como os Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANs), Oscilação de Madden Julian (OMJ), Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
A coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, Sara Cardoso, explica as ocorrências geradas pelos sistemas meteorológicos responsáveis pelas expressivas chuvas no estado. “Nós estamos sofrendo a influência da Zona de Convergência Intertropical na região equatorial da terra, que está atuando com maior significância na primeira quinzena de janeiro de 2024”.
Sara destaca ainda: “Com relação às chuvas do sul, nesse período, nós estamos sofrendo a influência de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis, assim como a Zona de Convergência do Atlântico Sul, que estão contribuindo para a formação de chuvas e alterações ventosas consideráveis”, conclui.
Quanto às temperaturas, prevê-se que atinjam a média para o referido recorte, com máximas por volta dos 36ºC, podendo ultrapassar em episódios de maior insolação, como o previsto para o dia (04). Sara Cardoso explica que, para este dia, é esperada a diminuição de nuvens no período da manhã, gerando a possibilidade de temperaturas mais elevadas.
O relatório apresenta ainda a previsão de umidade mínima do ar em torno dos 40% em vários municípios, principalmente nas cidades do sudeste do estado.
A Sala de Monitoramento de Eventos Climáticos Extremos da Semarh mantém uma comunicação direta e contínua com o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (INMET). Essa colaboração visa manter a população do Piauí informada sobre as regiões e municípios que enfrentam eventos climáticos adversos e extremos, como secas, baixa umidade e chuvas intensas. Essas informações são disponibilizadas por meio de boletins meteorológicos diários, que não só informam sobre as condições climáticas, mas também oferecem orientações sobre como agir em situações de perigo decorrentes desses eventos.
A lista com a previsão do tempo desta semana está disponível no site da Semarh. Clique aqui para ter acesso