Secretária Sádia Castro discute parceria com IFPI para capacitação de servidores da Semar

Formação continuada dos servidores esta entre as prioridades da Semar para 2021

A Secretária de Estado de Meio Ambiente, Sádia Castro, reuniu-se na manhã desta segunda-feira (15/02), com representantes do programa de pós-graduação do Instituto Federal do Piauí (IFPI). O encontro se centralizou na discussão sobre a firmação de convênio interinstitucional entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e o IFPI, com o objetivo de proporcionar aos servidores da pasta a oportunidade de qualificação por meio do mestrado profissional em análise e planejamento espacial ofertado pelo IFPI.

Para a Secretária de Meio Ambiente, qualificar o corpo técnico é gerar ganhos para o Estado.  “Hoje tivemos a reunião inicial, um primeiro passo para que se estabeleça esse o convênio com o IFPI, em busca a valorização dos nossos servidores, através da ampliação dos conhecimentos, o que sem dúvida terá um impacto direto na gestão pública”, explica Sádia Castro.

O mestrado profissional em análise e planejamento espacial oferecido pelo IFPI, tem área de concentração em Organização do Espaço e conta com a linha de pesquisa ”Planejamento territorial e geoprocessamento”, que objetiva desenvolver pesquisas que envolvam a coleta e o tratamento de informações espaciais com vistas ao planejamento de espaços urbanos e rurais; e a linha “Análise ambiental”, que visa desenvolver estudos concebidos com base na análise integrada dos componentes ambientais, a partir da concepção sistêmica.

"A Semar já possui o Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental (Cgeo), um dos centros de georreferenciamento mais importantes do Nordeste. Enquanto o IFPI também é uma instituição que se destaca, não só na área de geoprocessamento, mas por ser uma instituição que oferece educação profissional por excelência, com um corpo técnico extremamente qualificado. A expectativa é que ambas as instituições possam colher bons frutos dessa parceria", destaca a secretária de Meio Ambiente.

A intenção é que servidores sejam beneficiados com a formação,  sem que precisem se afastar de suas funções. Durante a próxima  semana está prevista mais uma reunião entre os dois órgãos, para que se possa alinhar as necessidades e contrapartidas de ambas as partes.

Repórter: Moura Alves

Sádia Castro reúne-se com auditores(as) ambientais da Semar para aprovar nova IN de Licenciamento

Secretária de Meio ambiente, Sádia Castro, debate parceria com PPGGEO da UFPI