Secretária Sádia Castro participa de reunião do Consórcio Nordeste com o Governador Wellington Dia, em Recife (PE)

A reunião alinhou detalhes na melhoria das ações que o órgão ambiental vem desenvolvendo no Estado.


A Secretária de Meio Ambiente, Sádia Castro, compôs o grupo de secretários do governo que participaram da reunião do Consórcio Nordeste, nesta quinta-feira (29), em Recife. A reunião tratou da renovação do acordo de cooperação entre os nove estados da região e o Governo da França. A renovação permite a ampliação dos investimentos de empresas privadas do país europeu no Nordeste, além da oferta de crédito da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

O evento aconteceu no Palácio das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, com a presença de governadores e gestores do Nordeste, da embaixadora da França, Brigitte Collet, e de representantes da AFD. O acordo renovado vai priorizar cinco temas para os próximos anos: energia, meio ambiente, água e saneamento, gestão de resíduos e agricultura familiar.

“Na área ambiental, o Consórcio Nordeste contribui para importantes iniciativas, como a instalação de observatórios para Zona Costeira e Marinha; criação de Fundo Ambiental do Nordeste visando a estruturação de operações financeiras com base em ativos ambientais; pacto pela restauração dos ecossistemas do NE; plano regional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo na costa; ações articuladas de combate ao lixo no mar; programa de economia circular para os Resíduos Sólidos, dentre outros”, disse a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro.

A Secretária destacou também a importância do fortalecimento das ações de preservação que estão sendo desenvolvidas pela SEMAR. “Estamos trabalhando fortemente para evitar queimadas e desmatamento, preservando nossos mananciais e nossos biomas naturais, fortalecendo as atividades de educação ambiental”, disse.

O estado do Piauí é campeão na redução de desmatamento na área de aplicação do bioma Mata Atlântica, que de acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Fundação SOS Mata Atlântica, o Estado reduziu o desmatamento na área de Mata Atlântica em 76%, possuindo ainda a maior área preservada de Caatinga no País.

O Governador Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste, explicou que o trabalho começou há dois anos, com a assinatura de uma carta de intenções de cooperação nas áreas de meio ambiente e cidade sustentável.

“Essa integração permite que a gente tenha mais de R$ 7,5 bilhões de investimentos, fruto desse trabalho, gerando emprego, gerando renda. Agora, colocamos uma etapa nova que vai prosseguir não apenas com aquela carteira, mas outros investimentos que a gente possa casar a área ambiental com a do turismo e garantir com isso inclusão social das comunidades nativas nessas regiões”, detalhou.

 
Encerra prazo para os municípios apresentarem Recurso para a concessão do Selo Ambiental

Semar faz trabalho preventivo de combate aos incêndios