Secretário da Semarh se reúne com representantes da comunidade indígena Akroá Gamella para fortalecer preservação de povos tradicionais e da região do Cerrado


Nessa segunda-feira (17) o secretário da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Daniel Oliveira, recebeu na sede do órgão indígenas da Comunidade Akroá Gamella, da região de Uruçuí, e representantes da Funai. Na ocasião, a pauta foi as áreas de preservação indígena que estão sofrendo desmatamento ilegal, além disso, foi discutido o fortalecimento de ações em parceria entre os órgãos.

Por meio do seu setor de Fiscalização, a Semarh já está organizando uma verificação in loco, em atuação conjunta com a Polícia Civil e Militar e o Iphan. Durante a reunião, foi autorizada a abertura de processos de fiscalização na região do município, abrangendo as localidades Bananeiras e Santo Antônio. O objetivo da vistoria é garantir a proteção das áreas e das comunidades, uma vez que a secretaria entende a importância da assistência aos povos indígenas do Piauí, de modo a fortalecer também a conservação e preservação do meio ambiente, principalmente do bioma Cerrado, presente na região.

Reunião Comunidade Indígena

Foto: Ascom Semarh.

“Tudo isso é parte da preocupação da Semarh com a preservação do bioma e preservação histórica e cultural dos povos tradicionais, sejam eles indígenas ou ribeirinhos”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira. “Nosso foco é a sustentabilidade das famílias que estão inseridas no cerrado, principalmente dos povos tradicionais”, completou.

 
Semarh promove encontro de planejamento estratégico

Novo Decreto Estadual aperfeiçoa a política do ICMS Ecológico no Piauí