Secretário Daniel Oliveira e governador Rafael Fonteles realizam reunião de planejamento estratégico da área ambiental e de recursos hídricos

Durante a reunião foram definidas metas e ações para a nova gestão da pasta; O secretário de Planejamento Washington Bonfim também esteve presente

Nesta segunda-feira (27), o secretário Daniel Oliveira, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR-PI), se reuniu com o governador Rafael Fonteles para discutir o planejamento estratégico e metas da pasta durante a gestão atual. Também participou da reunião o Secretário de Estado de Planejamento (Seplan) Washington Bonfim.

Durante a reunião, Rafael Fonteles destacou a posição de destaque do Piauí na pauta da sustentabilidade e preservação de áreas nativas, referência que será mantida e potencializada por meio da nova gestão da SEMAR. “Essa pasta continuará agindo para a melhoria das unidades de conservação, ampliação de áreas preservadas, recuperação de áreas desmatadas e o fim do desmatamento ilegal”, disse Fonteles. “Queremos que o Piauí continue como o segundo estado brasileiro de maior área preservada de seus biomas, perdendo apenas para a Amazônia Legal (área que inclui nove estados e ocupa cerca de 60% do território brasileiro)”, completou.

O secretário Daniel Oliveira destacou também a atenção à causa animal durante os próximos anos, tanto para a preservação e cuidados com a saúde da fauna, quanto para o controle populacional de animais abandonados nas ruas do estado. “Tudo isso será feito com responsabilidade, respeitando os direitos e a proteção dos animais”, garantiu. O gestor frisou ainda que o objetivo da pasta é cumprir as metas traçadas em menos de quatro anos.

O governador do Estado também ressaltou que as metas definidas durante reunião dessa manhã vão de encontro aos objetivos do governo Lula para os próximos quatro anos, que incluem ainda o desenvolvimento de uma economia verde, ou seja, com energias limpas e renováveis. Segundo o secretário de Planejamento Washington Bonfim, o objetivo é tornar o Piauí referência mundial, principalmente no que diz respeito às energias renováveis.

 
Semar realiza ações de fiscalização durante o segundo período de defeso do caranguejo-uçá

SEMAR e Bioparque Zoobotânico inauguram Passeio de Pedalinho com entrega de equipamentos de ecoturismo