Secretário defende plano para enfrentar desmatamento ilegal nos cerrados

A preservação do bioma contará com um plano para os próximos quatro anos.

Ocorreu nesta sexta-feira (20/01) a abertura do Seminário “Cerrado: te queremos vivo!”, promovido pela Rede Ambiental do Piauí, Fórum Carajás e Corre Diário, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Teresina.

O evento contou com a participação de diversos órgãos e instituições da sociedade civil dos Estados do Piauí e Maranhão, além de representantes do Ministério Público do Piauí, Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR).

Maria da Conceição, da tribo indígena Gamela do Uruçuí Preto, na região Sul do Estado, é importante preservar o Rio Uruçuí Preto, que, segundo ela, estão sendo contaminados nos cerrados piauienses.

O Secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, ressaltou a importância da preservação do bioma cerrados e a construção de um plano de enfrentamento ao desmatamento ilegal para os próximos quatro anos. “Nós estamos construindo um plano para reduzir o desmatamento ilegal no Piauí e os cerrados receberão uma atenção especial. E ouvir a sociedade civil é fundamental como estamos fazendo aqui na construção dessas metas”, disse.

Daniel apresentou as diretrizes que nortearão o Plano de Prevenção e Controle e Combate ao Desmatamento do Cerrado Piauiense, que será construído ouvindo a sociedade civil. Segundo ele, todas as ações empreendidas no Estado estarão em em sintonia com o Governo Federal. Entre as prioridades apresentados pelo gestor, estão: a recuperação das áreas degradadas, especialmente da região de Gilbués; regulamentar e aperfeiçoar a legislação de educação ambiental no Piauí; avançar com relação aos conselhos da sociedade civil, além de revitalizar o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e Erradicação da Pobreza, ainda no primeiro trimestre deste ano.

De acordo com o secretário, a SEMAR também promoverá parcerias com a sociedade civil em projetos da área ambiental, com financiamentos via edital e patrocínio, para promover a defesa do meio ambiente com a geração de renda para as famílias que necessitam.

Semar notifica Centro de Zoonoses de Teresina sobre caso que envolve morte de cavalo

Semar define metas para projetos de sustentabilidade ambiental com a Seplan