Secretária Sádia Castro visita nova Unidade de Conservação da Semar no litoral

A Área de Relevante Interesse Ecológico deve receberincentivos nos próximos mesesA Secretária de Estado de Meio Ambiente, Sádia Castro,esteve durante o final de semana no litoral piauiense para acompanhar ostrabalhos desenvolvidos na sede da Semar, em Parnaíba. Juntamente com oSuperintendente da Semar, Carlos Moura Fé, realizou uma visita técnica a Lagoado Portinho.Cartão postal no litoral, a Lagoa possui 3.731,7916 hectarese é uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIEs) que deve receberincentivos nos próximos meses. As ARIEs visam a preservação de ecossistemasnaturais de importância regional, bem como a regulação do seu uso admissível.A Secretária Sádia Castro, destaca que há a possibilidade deuso dessas áreas, porém, são proibidas as atividades que possam colocar emrisco a conservação dos ecossistemas quea protegem. “As ARIEs não são de proteção integral, elas são de usosustentável, mas claro, têm suas restrições. No caso da Lagoa do Portinho, quemvai determinar isso é o plano de manejo que deve ser elaborado pela Semar, eque está entre nossas prioridades”, ressalta.Segundo o Superintendente da Semar, inicialmente deve serfeita a demarcação da área. “No momento temos limites virtuais, que devem serrealizados. A ideia é colocar pontos, ou seja, marcos demarcatórios em locaisque identifiquem que ali é o limite da unidade. Além disso, precisamos fazer umprocesso de sinalização, colocando placas educativas e de orientação”, salientaMoura Fé.Audiências PúblicasDurante visita ao litoral, a Semar promoveu duas audiênciaspúblicas para tratar a respeito do processo de Licenciamento Ambiental do“Complexo Eólico Delta 10” que prevê a instalação de 52 aerogeradores (geradorelétrico integrado ao eixo de um cata-vento) nos municípios de Ilha Grande eParnaíba. As audiências aconteceram nos dias 14 e 15 de agosto e foram defundamental importância para iniciar o debate entre o poder público, a empresasolicitante da licença, a população da região, entre outras entidades quepuderam discutir os impactos da instalação do “Complexo Delta 10”.

Auditores Fiscais da Semar se reúnem em evento de apresentação dos Projetos ENEL no Piauí

Semar participa de capacitação sobre gestão de orlas e praias