Semar apresenta dados sobre gestão de recursos hídricos na Alepi

Os dados apresentados atendem a demandas do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas desenvolvido pela ANA

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) apresenta relatório sobre as ações referentes ao ano de 2021, realizadas pela Diretoria de Recursos Hídricos (DRH) da secretaria. O secretário Daniel Marçal fez a apresentação das ações, que atende a demandas do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas desenvolvido pela Agência Nacional da Água (ANA) em convênio com os Estados.

“A ANA estabelece metas aos órgãos competentes em temas como cadastramento e regularização de usuários, capacitações aos usuários de recursos hídricos, fiscalização do uso irregular de água, controle de eventos críticos envolvendo estiagens e inundações e segurança de barragens”, explica o secretário, completando que o órgão estadual possui programas próprios que tornam ainda mais eficiente a gestão de recursos hídricos no Estado.

No estado 64 (sessenta e quatro) barragens são cadastradas, mas somente 33 (trinta e três) reservatórios, os que são classificadas como de grande porte, são fiscalizadas pela Semar.

“As barragens fiscalizadas no Piauí, são aquelas com estrutura de concreto e terra homogênea, que apresentem grande porte e que tenham a finalidade de abastecer municípios às jusantes. Como órgão fiscalizador, a Semar tem a responsabilidade de acompanhar a estrutura de cada barragem quanto à perenização do rio”, afirma Thiago Batista,  Diretor de Recursos Hídricos da Semar.

O deputado estadual Ziza Carvalho (PT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Recursos Hídricos, destacou a importância da apresentação dos dados. “Quando tomamos conhecimento dessas informações, temos como traçar metas e ajudar na preservação dos recursos hídricos do nosso Estado”.

A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), na Assembleia Legislativa do Piauí e contou com a presença dos deputados estaduais Ziza Carvalho e Franzé Silva e de representantes da Agespisa, Eliane Lima, gerente administrativa e Driele dos Santos, engenheira ambiental do órgão.

 
Relatório da ações realizadas pela Semar será apresentado na Alepi

Semar firma contrato com empresa para gerir o Zoobotânico