Semar busca parceria para projeto de reflorestamento

Reunião debateu projeto que prevê o plantio de 5 milhões de árvores em 5 anos.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e recursos Hídricos (Semar), através do secretário Daniel Marçal e do superintendente Carlos Moura Fé, estiveram reunidos na última quinta-feira (09) com representantes da Eco Empreendimentos, empresa especializada em produção de mudas, interessada em atuar no PRO Verde, programa apresentado na Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (COP-26), em Glasgow, na Escócia.

De acordo com Daniel Marçal, secretário do Meio Ambiente, “o projeto além de trabalhar o reflorestamento prevê reflexos também na área social.” O governador Wellinton Dias sustenta a declaração. “Teremos de qualificar e treinar nativos destas regiões para coleta de sementes, produção de mudas, plantio, manutenção. Vai precisar de uma escola de formação pra isso. Esse casamento com social nos traz a perspectiva de resultados econômicos que fazem diferença na vida daquela população” pontuou.

A capacitação e remuneração dos envolvidos deve ser custeada por investidores, como compensação pelos danos ambientais provocados pela emissão de Co2 na atmosfera. A proposta é investir US$ 8, por árvore plantada.

“Temos um decreto que regulamenta o edital para chamar empresas parceiras neste projeto de aquisição e plantio de mudas para contribuir com essa questão das mudanças climáticas e reflorestamento” declarou o Secretário do Meio Ambiente (Semar), Daniel Marçal.

A empresa ECO Empreendimentos Ambientais, atua no mercado de produção de mudas desde 1999 e é referência na área no Brasil apresentou soluções para executar o projeto. Existem viveiros da empresa em Teresina-PI, Chapecó-SC e Sananduva –RS.

“Para produção de uma muda nativa, no mínimo, temos um período para corte e tamanho ideal que vai de 2 a 24 meses. Não podemos começar um projeto sem conhecimento técnico e sem colocar uma muda padrão no campo que dê o resultado que a gente e a sociedade esperam”, disse Joselito Lovatto, engenheiro florestal e diretor-executivo da Eco Empreendimentos.

A reunião aconteceu no Palácio de Karnak no ultimo dia 09, e reuniu a vice-governadora, Regina Sousa; o superintendente da Semar, Moura Fé e a diretora- geral do Centro de Formação Antonino Freire, Lucile Moura.

 
Transparência das atividades ambientais é tema de audiência

Relatório da ações realizadas pela Semar será apresentado na Alepi