Semar capacita profissionais para atuarem no combate a incêndios durante o b-r-o-bró.

O treinamento visa reduzir a incidência de focos de calor e incêndios florestais. Ele será feito durante todo o mês de junho.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) inicia a capacitação de brigadistas para atuarem no b-r-o-bró (sigla que faz referência à última sílaba dos últimos meses do ano), período mais quente do ano.

O treinamento tem como objetivo contribuir com a redução da incidência de focos de calor e incêndios florestais. A ação é um acordo de cooperação técnica entre Semar e municípios piauienses e já passou por Baixa Grande do Ribeiro. Nos próximos dias deve chegar às cidades de Ribeiro Gonçalves e Uruçui.

A preparação consiste na seleção e treinamento desses profissionais para atuarem em ações de prevenção e combate aos incêndios florestais, além da execução de campanhas de fiscalização ambiental. A ação visa reduzir a incidência de focos de calor e das ocorrências de incêndios florestais nos municípios do interior do Piauí, em especial aos da região do cerrado.

Com duração de 40h, durante o curso os brigadistas passarão por avaliação prática e teórica sobre as várias disciplinas relacionadas a prevenção e ao combate aos incêndios florestais. Segundo Carlos Eduardo Silva, Fiscal Ambiental da Semar, “o treinamento insere a prática no uso de ferramentas agrícolas empregadas no combate aos incêndios florestais, bem como disciplinas teóricas, capacitando esses profissionais de maneira adequada, explica.

A seleção e o treinamento são realizados por instrutores especialistas da Semar e do Prevfogo/IBAMA. Além da preparação dos brigadistas para contratação pelos municípios piauienses, o curso de formação visa disponibilizar mão-de-obra qualificada para atuação em ações de combate aos incêndios florestais em áreas particulares, sobretudo, de empresas produtoras de grãos, que sofrem com os riscos de prejuízos financeiros e ambientais nas suas áreas produtivas e com vegetação nativa remanescente. Esse tipo de ação colabora para resultados positivos no que tange a redução do número de ocorrência de incêndios na região, bem como para prevenir ações criminosas contra a fauna e flora”, salienta Carlos Eduardo, fiscal ambiental.

Além das ações acima citadas, a Semar-PI também colabora com orientações sobre queima controlada em vários municípios identificados como prioritários, divulgando junto às comunidades rurais informações sobre o correto uso do fogo como ferramenta agrícola. A partir de julho também serão lançados boletins diários, divulgando informações referentes a incidência de focos de calor em municípios do Estado.

 
Quinto dia de programação conta com exposições sobre o Rio Poty e oficinas de compostagem

Unidades de Conservação aproximam regiões turísticas do Piauí e Sergipe