Semar debate licenciamento ambiental de ponte que dá acesso à Pedra do Sal

Foi debatido em audiência pública, o licenciamento ambiental da segunda ponte sobre o Rio Igaraçu, em Parnaíba.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), promove audiência pública, na cidade de Parnaíba, sobre o licenciamento ambiental da segunda ponte sobre Rio Igaraçu, que liga a avenida Governador Chagas Rodrigues à Ilha Grande, dando acesso à Praia da Pedra do Sal, em Parnaíba.

A audiência presidida pelo Secretário Daniel Marçal, reforçou a importância do debate."O licenciamento ambiental é necessário em atividades que causam ou possam causar degradação nas condições naturais do meio ambiente. A audiência pública não tem caráter deliberativo, mas é importante para ouvir a população, especialmente a que será diretamente afetada", explica Daniel.

O empreendimento fica localizado em uma Unidade de Conservação Federal (APA do Delta do Parnaíba), administrada pelo Instituto Chico Mendes (ICMBIO). Em razão disso, órgão foi consultado e se manifestou no processo licenciamento ambiental.

O estudo apresentado aponta que a ponte sobre o Rio Igaraçu vai fomentar o turismo, estabelecendo melhor situação operacional da via, tanto do lado do bairro Nossa Senhora do Carmo e Cantagalo quanto do lado da Ilha de Santa Isabel, que está em fase de conclusão de obra da estrada vicinal local.

" Vai trazer muitos benefícios, pois é um bairro muito carente. Vai movimentar a economia. A comunidade apoia a construção, mas nós precisamos de benfeitorias para o bairro, como a melhoria da estrada que dá acesso ao bairro”, disse Luciana Maria Oliveira, representante da comunidade Chafariz, zona Leste de Parnaíba.

Na audiência estiveram presentes os entes envolvidos em todo o processo, Semar, Prefeitura municipal de Parnaíba, ICMBIO, Ministério Público e representantes da sociedade civil.

Auditor fiscal ambiental Daniel Marçal é nomeado Secretario de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Acordo vai beneficiar colhedores de folha de Jaborandi