Semar debate minuta que normatiza a transferência do animais Zoobotânico para Santuário Ecológicos

A transferência vai acontecer de forma escalonada, zelando pelo bem estar físico e psicológico do animal.

A Secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro, reuniu-se nesta manhã (20/07), com o corpo técnico da Semar para debater a minuta da normativa que deve tratar sobre a transferência escalonada dos animais exóticos do Parque Estadual Zoobotânico.

“A medida é pioneira, uma vez que em nenhum lugar do país foi elaborado um documento que trace e regulamenta os aspectos técnicos de segurança e bem estar físico e psicológico de transporte e transferência de animais em zoológicos para santuários ecológicos”, destacou a secretária.

A Semar conta com a parceria da Confederação Brasileira de Proteção Animal, que colabora no protocolo de esvaziamento e libertação dos animais do parque Zoobotânico, situado em Teresina, além disso, a Confederação está realizando um levantamento sobre quais santuários ecológicos estão aptos a receber esses animais. Outra instituição parceira é a Força Aérea Brasileira (FAB), que irá colaborar com o transporte dos animais aos seus destinos definitivos de liberdade e convívio com a natureza.

Os animais não serão transferidos de forma abrupta. A transferência não vai ser agora, só vai ser depois da aprovação do protocolo, que será amplamente discutido, e agora é a fase da minuta.

Após a conclusão, a minuta será enviada para a câmara técnica de meio ambiente do Consórcio de Governadores da região Nordeste no sentido de ampliar a ideia para os demais estados. Os animais exóticos são aqueles que não pertencem a nossa fauna e são oriundos de outros estados ou países. O protocolo tem como objetivo realizar uma transferência que zele pelo bem estar físico e psicológico de cada animal.

 
Semar firma parceria inédita para libertação de animais do Zoobotânico

Encerra prazo para os municípios apresentarem Recurso para a concessão do Selo Ambiental