Semar e Instituto Eden firmam acordo de cooperação para recuperação ecológica de áreas degradadas

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semar, representada pelo secretário Daniel Marçal, e o Instituto de Reflorestamento Eden assinaram hoje (24) termo de cooperação visando mútua cooperação para viabilizar recuperação ecológica de áreas degradadas e a preservação ambiental em unidades de conservação do Piauí.

Durante a reunião, que contou com a presença do Superintendente de Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé, ficou definido as atribuições do termo. À Semar cabe a identificação e apresentação das áreas degradadas para que seja realizada a restauração, a disponibilização da área para instalação do viveiro nos limites, além da mobilização da sociedade. Ao instituto Eden fica a atribuição de instalar e operar o viveiro, a responsabilidade da produção do material de plantio, além da elaboração e execução do plano de restauração ecológica.

“O objetivo é realizar o plantio de árvores nativas para garantir a restauração ecológica a nível de paisagem, atendendo as condições e adequações dos respectivos biomas”, destaca o secretário Daniel Marçal.

O Instituto Eden é uma organização de projetos de reflorestamento que promove a restauração, a preservação e o manejo agroflorestal de maneira sustentável com base na participação comunitária local remunerada. O instituto faz parte da organização internacional Eden Reforestation Projects – EUA, dedicada à restauração ecológica. No Brasil, a entidade começou a trabalhar em 2021 em áreas de mangue, na Amazônia e no Cerrado, via parcerias com diversas prefeituras.

Diretoria de Recursos Hídricos da Semar participa da oficina "Alocação de Água" em João Pessoa

Comunicado - 28/11/2022 - 17:35:34