Semar e SFB pretendem inscrever 15 mil famílias do cerrado piauiense no CAR

Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) são o foco da ação feita em parceira entre os dois órgãos.

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar)  e Serviço Florestal Brasileiro (SPF) firmam parceria com objetivo de inscrever familias do cerrado piauiense no CAR. O foco da ação é voltado para povos e comunidades tradicionais. O Projeto Regularização Ambiental de Imóveis Rurais no Cerrado (Projeto FIP/CAR) busca o aumento da regularidade ambiental entre os imóveis rurais do Cerrado, que se reflete em menos desmatamento, menos áreas degradadas, mais áreas recuperadas e a melhoria da gestão sustentável das florestas.

No Piauí, o sistema é gerenciado pela Semar, através do Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental (CGEO), atuando na coordenação e planejamento das consultas públicas junto à comunidade, contribuindo ainda na avaliação dos produtos e no atendimento ao público. Por fim, as informações são submetidas à aprovação do SPF para posterior entrega do CAR às comunidades.

“A Semar vem trabalhando para fortalecer a realização do CAR nas propriedades rurais, principalmente, nas pequenas comunidades, aprimorando não só a gestão ambiental, como garantindo mais cidadania a essas famílias”, ressalta a a Secretária de Estado de Meio Ambiente, Sádia Castro.

FIP CAR

A comunidade Centro em São João do Arraial, é uma das primeiras comunidades atendidas pelo projeto.  Na mesorregião norte do estado, a comunidade vive em função do extrativismo do babaçu. “É um trabalho gratificante. O Projeto FIP-CAR veio para multiplicar nossos esforços no apoio ao CAR de Povos e Comunidades Tradicionais e a previsão é de que até março de 2021 sejam inscritas 15 mil famílias das comunidades tradicionais existentes no cerrado do Piauí” explica a auditora fiscal ambiental da Semar e diretora do Centro de Geotecnologia (CGeo), Grattyelle Teles.

Critérios de segurança

Durante os atendimentos presenciais à comunidade estão sendo adotadas uma série de medidas sanitárias e de distanciamento social, de forma a garantir a segurança de todos os envolvidos no trabalho, sendo obrigatória a utilização dos EPIs recomendados pelas instituições de saúde. As reuniões e atendimentos nas comunidades acontecem em espaços abertos. respeitando as instruções do distanciamento social.

CAR

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é o primeiro passo para a regularização ambiental do território. Sendo obrigatório para todos os imóveis rurais, ele compõe uma extensa base de dados para controle e monitoramento ambiental e econômico, favorecendo a regularização ambiental. O recibo da inscrição no CAR também facilita a vida do pequeno produtor rural, possibilitando a ele o acesso ao crédito rural.

 
Semar entrega equipamentos para monitoramento de barragens no interior do Piauí

Sala de Situação da Semar contribui para elaboração do Monitor de Secas