Semar equipa Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé-Piauí

Os novos equipamentos devem ampliar a gestão descentralizada e participativa da água na região.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semar) por meio da Diretoria de Recursos Hídricos, esteve nesta sexta-feira (26/07) em Picos, para a entrega de equipamentos ao Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé-Piauí.

Os rios Canindé e Piauí formam a maior bacia hidrográfica do estado que abrange, total ou parcialmente, 89 municípios que estão em quase toda a sua totalidade, em áreas semiáridas. Os novos equipamentos devem ampliar a gestão descentralizada e participativa da água na região.

A Diretora de Recursos Hídricos da Semar, Layssa Maia destaca que a composição diversificada e democrática dos comitês contribui para que os setores da sociedade tenham poder de decisão sobre a gestão dos recursos hídricos. “Todas as decisões a respeito do uso dos recursos hídricos da bacia devem passar pelo comitê. É fundamental o debate democrático quando se trata de gestão, ainda mais de um bem como a água. Nos comitês temos um espaço de discussão aberto às comunidades”, ressalta

Segundo a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro, fortalecer as políticas públicas, bem como os equipamentos voltados à preservação dos recursos hídricos do estado, estão entre as prioridades da secretaria. “É fundamental o fortalecimento dessas estruturas no estado, sua composição diversificada contribui para que todos os setores da sociedade com interesse nos recursos hídricos daquela região tenham representação e poder de decisão na gestão desses recursos”, explica.

 
Semar discute alocação de água com usuários do açude Bocaina e Ingazeiras

Semar distribuí mais de 400 mudas de árvores em São Raimundo Nonato e Cel. José Dias