Semar esclarece fake news sobre Parque Zoobotânico

Sobre as visitações, a Semar esclarece que o Parque Zoobotânico está fechado para visitação desde o dia 17/03/2020.

A Secretária de Estado de Meio Ambiente, Sádia Castro, esclarece que administração do Parque Zoobotânico é acessível às demandas de qualquer profissional da imprensa e se coloca a disposição para a acompanhar a vereadora Thanandra em visita ao Parque Zoobotânico.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente  e Recursos Hídricos (SEMAR) informa ainda que o cuidado com os animais do Zoobotânico de Teresina é o mesmo nos 365 dias do ano mesmo com o espaço fechado para a visitação.

A alimentação é servida diariamente,  composta por frutas frescas, verduras e carnes.

A dieta, elaborada por nutricionista, é específica para cada espécie e elaborada de acordo com a necessidade individual de cada animal.

A atenção com o bem-estar dos 500 animais que ali vivem também inclui a limpeza e desinfecção dos recintos. A água é renovada com frequência para suprir as necessidades do plantel.

A SEMAR informa, também, que o felino citado na coluna do portal AZ, viveu quase 25 anos no Zoobotânico de Teresina e morreu de velhice, como pôde ser constatado em laudo elaborado pelo departamento veterinário da UFPI há  6 meses atrás.

Inicialmente o fechamento atendeu ao Decreto n° 18.884 do Governo do Estado do Piauí que adota medidas de emergência em saúde pública para prevenção da proliferação da COVID-19 (coronavírus).

Posteriormente, o Parque  se manteve fechado para o processo de revitalização da estrutura física e, segue até o momento, sem acesso ao público até que sejam concluídas as obras, com previsão para o mês de março de 2021.

A medida visa proteger a integridade física e sanitária de operários, funcionários e do público. A obra de revitalização inclui mudanças na infraestrutura do parque com melhorias na limpeza, na conservação de áreas verdes, nos sanitários e recintos; corte de grama; coleta e destinação do lixo; compra de equipamentos, máquinas e veículos; e pinturas das edificações e meios-fios.

A Semar frisa que durante todo esse período, os animais seguem assistidos pela equipe de veterinários e tratadores do parque, com alimentação e cuidados adequados.

Secretária de Meio Ambiente, Sádia Castro, apresenta balanço das principais ações de 2020

Secretária Sádia Castro mostra à vereadora revitalização do Zoobotânico e rotina dos animais