Semar identifica área de extração ilegal de madeira em São Miguel do Tapuio

Semar identifica área de extração ilegal de madeira em São Miguel do Tapuio

Crimes ambientais foram identificados em ação coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) nesta quinta-feira (08) no município de São Miguel do Tapuio, Centro-Norte do Estado. A ação aconteceu depois de denúncias de desmatamento e extração ilegal de madeira na região.

A retirada de madeira estava sendo executada próxima a comunidade quilombola Macacos. Ao aportarem, os fiscais adentraram a mata e identificaram a ocorrência. Na ação foi identificada uma área de aproximadamente três hectares, onde estava sendo feita a extração ilegal de Ipê e pau d"arco.

Além das árvores cortadas, foi encontrada madeira já beneficiada no local, indicativo de que o material estava sendo utilizado para comercialização. Segundo o gerente de fiscalização da Semar, Renato Nogueira, “a madeira estaria sendo encaminhada na forma de caibros e ripas para o Estado do Ceará”, explica.

Nogueira destaca a importância do papel da população para identificação de práticas ilegais no Estado. “As demandas de monitoramento são permanentes e as denúncias por parte da população são fundamentais para combater esse tipo de ilícito", ressalta.

 
Estudantes debatem sustentabilidade no Centro de Educação Ambiental

Semar flagra extração ilegal de areia no leito do Rio Canindé